Avançar para o conteúdo principal

JORNADAS ARCIPRESTAIS EM GOUVEIA (Ano da Vida Consagrada)

 
Durante os dias 5,7 e 8 de Março decorrerão as Jornadas Arciprestais em Gouveia. A temática será o “Ano da Vida Consagrada”.
Dia 5, pelas 18.00 horas realizou-se a Eucaristia em Arcozelo da Serra. Presidiu à mesma o Senhor  Pe. Alfredo Pinheiro Neves, Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, juntamente com o pároco de Arcozelo, reverendo Senhor  Pe. Marco Paulo Alves Ramos. Foi intenção da eucaristia, para além de outras, pedir a beatificação do Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus.
Às 21.00 horas no Cine Teatro de Gouveia realizou-se uma Conferência sob o Tema “ O Modelo de Igreja segundo D. João de Oliveira Matos, bispo auxiliar da Guarda”. Foi orador o reverendo P. Rafael José Almeida Neves. Traçou uma breve biografia de D. João e aludiu à fundação da Liga dos Servos de Jesus. Falou do modo como o Sr. D. João via a Igreja e a projectou numa dinâmica de futuro inserindo-a num espírito missionário, evangelizador e de atenção aos mais débeis e carenciados. Depois, fez alusão à Igreja que o Papa Francisco gosta de apresentar ao mundo de hoje. Esteve excelente o seu trabalho. Parabéns.

O carisma da Liga apresenta-se como “Um compromisso efectivo e constante em que cada elemento que a ela pertença. Cada qual deve ser verdadeiramente Cristão, buscar a santidade e ser ainda um “sacramento” de santificação para os outros”. Tal  há- de conseguir-se pela oração, pela adoração eucarística e reparação e por uma vida de intimidade com Deus servindo os outros. Hoje mais do que nunca “ É preciso que Ele reine”. A Liga, fiel a si mesma, continua, numa total amplitude de pertença à Igreja a convidar a todos. Por isso e de todos os estados de vida podem vir a Integrar esta Associação de Fiéis quem quer que seja desde que se oriente pela espiritualidade e carisma do seu fundador.
 
Sublinhando todos estes aspectos a Coordenadora Geral da Liga, Ir. Maria da Graça Afonso , apresentou em “Power Point” esta mesma dinâmica chamando a atenção para os diversos lugares onde a Liga se encontra a SERVIR.

 
 
Usou ainda da Palavra o Senhor  Vice-presidente da Câmara Municipal,   Professor Joaquim. Este louvou a iniciativa tomada pelo Arciprestado de Gouveia deixando um apelo ao entendimento e colaboração entre todas as Instituições para que em conjunto e com as Entidades Oficiais mais facilmente se alcance um futuro risonho e humano para os mais desprotegidos e carenciados. Havemos de lutar sempre pela promoção humana e religiosa de todos os desfavorecidos,  disse. Sendo verdadeiramente parceiros, com valores altruístas e de cariz transcendental, com bom senso, havemos de estar sempre ao lado de toda a pessoa humana.
Encerrou a sessão sua Ex. cia Reverendíssima o Senhor  Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício. Com empenho, enfrentando os problemas, sempre referenciados pelos heróis, pelos modelos de humanidade e pelos santos, descobrindo novos talentos colocados ao serviço do Bem Comum criar-se-ão novos espaços e novas estruturas onde todos terão lugar e uma palavra a dizer. D. João constituiu e constitui um desafio à nossa desinstalação;  à verdadeira espiritualidade sempre encarnada. Querer viver sem Deus, sem pensar nos outros, ou querer apenas uma espiritualidade sem assumir os problemas e sem procurar soluções para os mesmos é cair em heresia. Contamos com a ajuda de D. João e seguindo-o seremos construtores da verdadeira humanidade.

A Liga dos Servos de Jesus, cumprimenta todos os que tomaram parte no evento e deixa uma palavra de carinho e de gratidão a quantos , de uma forma ou de outra, se empenharam na realização desta jornada.
A Jornada Arciprestal prossegue amanhã, sábado, em Moimenta da Serra com uma vigília de Oração pelas 21.15 horas. Queremos estar presentes.




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...