Avançar para o conteúdo principal

JORNADAS ARCIPRESTAIS EM GOUVEIA (Ano da Vida Consagrada)

 
Durante os dias 5,7 e 8 de Março decorrerão as Jornadas Arciprestais em Gouveia. A temática será o “Ano da Vida Consagrada”.
Dia 5, pelas 18.00 horas realizou-se a Eucaristia em Arcozelo da Serra. Presidiu à mesma o Senhor  Pe. Alfredo Pinheiro Neves, Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, juntamente com o pároco de Arcozelo, reverendo Senhor  Pe. Marco Paulo Alves Ramos. Foi intenção da eucaristia, para além de outras, pedir a beatificação do Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus.
Às 21.00 horas no Cine Teatro de Gouveia realizou-se uma Conferência sob o Tema “ O Modelo de Igreja segundo D. João de Oliveira Matos, bispo auxiliar da Guarda”. Foi orador o reverendo P. Rafael José Almeida Neves. Traçou uma breve biografia de D. João e aludiu à fundação da Liga dos Servos de Jesus. Falou do modo como o Sr. D. João via a Igreja e a projectou numa dinâmica de futuro inserindo-a num espírito missionário, evangelizador e de atenção aos mais débeis e carenciados. Depois, fez alusão à Igreja que o Papa Francisco gosta de apresentar ao mundo de hoje. Esteve excelente o seu trabalho. Parabéns.

O carisma da Liga apresenta-se como “Um compromisso efectivo e constante em que cada elemento que a ela pertença. Cada qual deve ser verdadeiramente Cristão, buscar a santidade e ser ainda um “sacramento” de santificação para os outros”. Tal  há- de conseguir-se pela oração, pela adoração eucarística e reparação e por uma vida de intimidade com Deus servindo os outros. Hoje mais do que nunca “ É preciso que Ele reine”. A Liga, fiel a si mesma, continua, numa total amplitude de pertença à Igreja a convidar a todos. Por isso e de todos os estados de vida podem vir a Integrar esta Associação de Fiéis quem quer que seja desde que se oriente pela espiritualidade e carisma do seu fundador.
 
Sublinhando todos estes aspectos a Coordenadora Geral da Liga, Ir. Maria da Graça Afonso , apresentou em “Power Point” esta mesma dinâmica chamando a atenção para os diversos lugares onde a Liga se encontra a SERVIR.

 
 
Usou ainda da Palavra o Senhor  Vice-presidente da Câmara Municipal,   Professor Joaquim. Este louvou a iniciativa tomada pelo Arciprestado de Gouveia deixando um apelo ao entendimento e colaboração entre todas as Instituições para que em conjunto e com as Entidades Oficiais mais facilmente se alcance um futuro risonho e humano para os mais desprotegidos e carenciados. Havemos de lutar sempre pela promoção humana e religiosa de todos os desfavorecidos,  disse. Sendo verdadeiramente parceiros, com valores altruístas e de cariz transcendental, com bom senso, havemos de estar sempre ao lado de toda a pessoa humana.
Encerrou a sessão sua Ex. cia Reverendíssima o Senhor  Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício. Com empenho, enfrentando os problemas, sempre referenciados pelos heróis, pelos modelos de humanidade e pelos santos, descobrindo novos talentos colocados ao serviço do Bem Comum criar-se-ão novos espaços e novas estruturas onde todos terão lugar e uma palavra a dizer. D. João constituiu e constitui um desafio à nossa desinstalação;  à verdadeira espiritualidade sempre encarnada. Querer viver sem Deus, sem pensar nos outros, ou querer apenas uma espiritualidade sem assumir os problemas e sem procurar soluções para os mesmos é cair em heresia. Contamos com a ajuda de D. João e seguindo-o seremos construtores da verdadeira humanidade.

A Liga dos Servos de Jesus, cumprimenta todos os que tomaram parte no evento e deixa uma palavra de carinho e de gratidão a quantos , de uma forma ou de outra, se empenharam na realização desta jornada.
A Jornada Arciprestal prossegue amanhã, sábado, em Moimenta da Serra com uma vigília de Oração pelas 21.15 horas. Queremos estar presentes.




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad