Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Palestras preparatório da celebração do Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus.

 Dia 18 de novembro no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos, estávamos todos convidados para uma palestra do ciclo preparatório da celebração do Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus. O tema, “Centralidade da Eucaristia na espiritualidade do nosso Fundador”.

Não foram muitos os que responderam ao convite, apenas servos internos, externos, amigos e simpatizantes marcaram presença. O orador, D. António Luciano dos Santos Costa explanou brilhantemente o tema mas, para dentro de portas.

Falou a partir dos testemunhos de sacerdotes, irmãs e contemporâneos que estiveram nos alicerces desta obra, agora centenária.


O Senhor Dom João conseguiu coisas extraordinárias com pessoas que orientou na santidade, transformou casa a casa, paróquia a paróquia, a própria Diocese.

Recomendou a necessidade e urgência de sair, ir às periferias – como hoje se diria, evangelizar com espírito de comunhão.

Quando demos por nós, estamos todos de pé, a entoar o hino da Liga dos Servos de Jesus e logo de seguida o Sr. D. António Luciano, atual bispo de Viseu, realçou com muita veemência o Amor do Senhor Dom João à Eucaristia.

As testemunhas da época relatam que o santo, agora venerável, durante a eucaristia no momento da consagração, com o Senhor entre os dedos, o celebrante transfigurava-se absorto n’Ele; e nas longas horas de adoração alimentava internamente aquela chama que, depois, no trato com as pessoas, aquecia e iluminava à sua volta - bastava por vezes, o seu olhar.

Quase a terminar, o sr. bispo D. António Luciano lançou o desafio: “Não caminhemos pelas estradas da lamuria; mas, sim pela grande avenida da esperança”.


Houve tempo para esclarecimentos. Cerca de trinta minutos, bem aproveitados. Foram pedidas sugestões para a relação: Liga dos Servos de Jesus-Instituto de São Miguel, estando este encarregado de fazer sentir aos necessitados o amor apaixonado de Deus, por cada um deles.

Agradecemos ao Senhor D. António Luciano os seus ensinamentos tão úteis, ao nosso bispo D. Manuel da Rocha Felício a presença e a conclusão da sessão, agradecemos a todos os que quiseram comparecer. Decerto todos ficámos mais ricos e prontos para arregaçar as mangas e caminharmos juntos em igreja sinodal para a missão.

Marcamos encontro para o próximo dia 9 de dezembro às 11 horas com o compromisso de trazermos mais alguns amigos para preenchermos o auditório no Outeiro.

“É preciso que Jesus reine”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad