Avançar para o conteúdo principal

P.e Manuel Igreja

 Que me desculpem os mais atentos; eu, bastante distraída, refleti só hoje, pela primeira vez, neste nome. Ele há coincidências! É esta, entre o nome e a atual missão, uma das mais significativas. Este sacerdote, com o nome Manuel, está a ser verdadeiramente Deus connosco – Emanuel; e está a convocar: Igreja. Obrigada por isso.


No dia 9 de abril foi necessário irem-se buscar mais cadeiras, para se sentarem todos aqueles que vieram para a reflexão que nos era proposta pelo P.e Manuel Igreja, sobre a vivência do Mistério da Páscoa – Morte e Ressurreição de Jesus (cfr. 1 Coríntios 11:23).

Preparados para um número semelhante ao do retiro de Quaresma, dia 5 de março – estimado nessa altura em 45 pessoas, estiveram desta vez, para cima de 60.

E, se foi boa a palestra, foi também enriquecedora a partilha de quem, no fim, quis colocar em comum o que mais tinha gostado, aquilo que lhe tinha tocado, as luzes que tinha recebido do estivera a ser exposto. 


O tema trouxemo-lo para casa, escrito, para continuarmos a meditar; e saibam que os cadernos distribuídos, não foram deixado para trás.

Também o sr. D. Manuel da Rocha Felício partilhou o que tinha meditado durante a palesta; e, quais as preocupações que ele leva para a oração.

Seguiu-se, portanto, tal como programado, a adoração ao Santíssimo, na capela do Outeiro de São Miguel; e, por fim, a eucaristia presidida pelo sr. D. Manuel da Rocha Felício - a missa vespertina do Domingo de Ramos.

Antes de cada um regressar a sua casa, fomos convidados para o passeio/peregrinação à Penha de França – de facto em Espanha, no próximo dia 25 de abril, uma organização do P.e Manuel Igreja.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad