Avançar para o conteúdo principal

A alegria do Amor no matrimónio e na família ... e a vivência do Ano Missionário



ACÇÃO DE FORMAÇÃO
(OUTEIRO S. MIGUEL)
16-02-2019 


Decorreu no passado sábado, dia 16-02-2019, no Outeiro de S. Miguel, Guarda, coincidindo com os 95 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus, uma ação formativa para as irmãs da Liga, Servos externos, Amigos, Simpatizante e demais pessoas que connosco trabalham.
Presentes, pelas 10.00 horas, cerca de 140 pessoas. Previamente foi entregue o horário das diferentes atividades a decorrerem nesse dia.
Foi conferente o Bispo Emérito de Viseu D. Ilídio Pinto Leandro que trabalhou o tema: “A alegria do Amor” no matrimónio e na família”. Foi um tema muito enriquecedor que a todos cativou. Baseando-se na Exortação “ Amoris Laetitia” D. Ilídio falou dos muitos e diversos aspetos que importa ter sempre presentes tanto no casal como em todas as famílias.
Foi conferente o Bispo Emérito de Viseu D. Ilídio Pinto Leandro que trabalhou o tema: “A alegria do Amor” no matrimónio e na família”. Foi um tema muito enriquecedor que a todos cativou. Baseando-se na Exortação “ Amoris Laetitia” D. Ilídio falou dos muitos e diversos aspetos que importa ter sempre presentes tanto no casal como em todas as famílias.
Terminada a apresentação e depois de um curto intervalo de tempo celebrámos a Eucaristia também presidida pelo Sr. Bispo  e concelebrada pelo Assistente Geral: P. Alfredo Neves e pelo reverendo Sr. P. Joaquim Álvaro de Bastos.
Pelas 12.30 horas, teve lugar o almoço. Uma palavra de gratidão para quem abnegadamente o preparou e sobretudo ao outeiro que o ofereceu.
Retemperadas as forças, seguiu-se um pequenino tempo de oração (meia hora). Logo de seguida, teve lugar mais um tema elaborado, desta vez, pelo Assistente Geral. E como estamos a viver o Ano Missionário a temática foi sobre a MISSÃO. “Um Evangelho, um Mandato, uma Missão”.
O tempo escoou-se rapidamente e como muitos tinham ainda longo caminho a percorrer terminámos esta acção de formação com o ENVIO.
Que o Espírito Santo faça frutificar em nós, os ensinamentos recebidos.

















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima