Avançar para o conteúdo principal

Encontro Espiritual

Encontro Espiritual da Liga dos Servos de Jesus no Rochoso -  Casa de Trabalho Jesus, Maria e José- a 17 de novembro de 2018. Presentes Servos internos e Servos externos. Orientador P. Ângelo Miguel Nabais Martins. Cerca de 50 pessoas marcaram presença. Temática geral a virtude teologal da Esperança.




Após a chegada e acolhimento teve lugar a Eucaristia. Leituras -1ª  (3 Jo .5 -8);  Evangelho Lc 18, 1,8; - Finda a Eucaristia seguiu-se uma pequenina conferência. Aludimos já à temática. Partindo da encíclica “Spe salvi” de Bento XVI fomos alertados para a necessidade de caminhar sempre guiados pela Esperança. Foi assim que todos os santos caminharam e de modo particular Josefina Bakita, do Sudão, feita escrava, vendida cinco vezes, objeto de negócio, sempre tratada como escrava até se encontrar com o verdadeiro “Patrão” a Quem posteriormente se consagrou com toda a alma e coração.

Interrompida a conferência rumou-se de novo até à capela e aí se recitar aí um terço de caris missionário. Seguiu-se o almoço servido de modo abundante e primorosamente confecionado. Após a pausa para o café reiniciaram-se os trabalhos de reflexão.




Mesmo para terminar, pelas 15.15 horas, uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. Assim se concluía da melhor maneira a semana de oração pelos seminários, se entrava na última semana do tempo comum e se dava à preparação para a celebração festiva de Festa de Cristo Rei.

Em breve será Advento, início de um novo ano litúrgico na celebração dos nossos mistérios salvíficos, nova aposta de Deus em cada um de nós.

Obrigado sincero à casa que a todos acolheu e aos responsáveis por este mesmo encontro espiritual.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad