Avançar para o conteúdo principal

"A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus..."





                        P. Claudino Gomes e D. António Luciano dos Santos Costa
                                        RETIRO ANUAL
Com início no dia  15  e termo no dia 19 de julho de 2018  realizou-se na Comunidade do Outeiro de São Miguel  um retiro para membros da Liga dos Servos de Jesus. Foi orientado pelo Senhor Pe. Claudino Ferreira Gomes, pertencente aos Padres Combonianos.
O grupo era formado por 23 irmãs que teve a alegria e o privilégio de receber uma mensagem missionária  tendo por base a Palavra da Escritura e a palavra do Papa Francisco na sua Exortação Apostólica: “Alegrai-vos e Exultai”.
No dia 16, dedicado a Nossa Senhora do Carmo, foi-nos lembrado que a liberdade verdadeira é a capacidade de nos decidirmos pelo bem. Nossa Senhora é o que quer - que nós cresçamos nesta liberdade da procura do bem -. Sermos discípulas missionárias, santas e disponíveis vivendo para Jesus e com Jesus; Não temer comunicar o afeto… estar com Jesus para aprender o seu jeito de estar;
Sermos Missionárias, para estar com Jesus  e sermos enviadas (…) O Papa diz-nos que somos discípulos/as e missionários/as pela oferta Eucarística de todo o nosso dia (…)
Sermos Santos
 (leitura do capítulo 8 da carta aos Romanos de S. Paulo); e a  leitura dos vários capítulos da Exortação  Apostólica sobre a santidade…
“Fazei tudo o que Ele vos disser”
 Deus vê longe… por isso Nossa Senhora continua a dizer-nos “fazei tudo o que Ele vos disser “. Maria é a  Serva do  Senhor para que Jesus nos encha dos seus dons… para que vivamos a nossa vida com alegria.
A atividade que santifica  ( nº 25…)
Cristo quer viver contigo a tua missão. Assim sendo dá o melhor de ti mesma. A mensagem de Jesus é : que o testemunho da tua vida fale de Deus às pessoas. Não tenhas medo…Crê somente. O que mede a perfeição das pessoas é o seu grau de caridade.
Adoração (leitura do 1º livro dos Reis, cap. 19 – 1 a 15;  Mt. 4- 1-11)
Um pensamento de Stª Teresinha: «Eu quero que seja feliz quem estiver ao pé de mim».
A caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, em não se escandalizar com as suas fraquezas.
À Luz do Mestre (capítulo III – Alegria do Evangelho
Rezar as Bem-aventuranças . (Pg. 39 a 59);
                                                           ***********
Algumas características da Santidade
Procurar ler e meditar a mensagem do Papa Francisco no cap. IV
«Serva de Jesus implica estar atenta às novidades de Jesus, não esquecer que sou uma “Missão “ na terra, um projeto de Deus…


O grupo que participou no
          Retiro Anual

Comentários

Vasco disse…
Saudações especial a todas estas Irmãs
Que este Retiro fortaleça no sentido de encontrarem a força e coragem para continuarem a servir a Obra da Liga dos Servos de Jesus
Cada uma de vós sois uma flor do jardim plantado por o Senhor Dom João
Sem vocês a Obra jamais aqui teria chegado
Continuem nesta caminhada sendo dando testemunho de Cristo Ressuscitado

O meu muito obrigado e grande reconhecimento pela vossa entrega
Junto me a todos vós em pensamento e oração
Em especial por aqueles Irmãs que por motivos de doença e idade avançada não poderiam estar

Vasco En Suisse

Vasco disse…
Também eu aqui na comunidade aonde estou inserido
Para além de tocar o órgão na missa
Passo apartir de hoje a ser ministro da comunhão
Estou longe e fora do meu país
Perante o apelo do parco não podia recusar
Acabo por participar mais estando longe do meu país
Se fosse pago não o fazia
Mas como leigo não posso dizer não
Tudo isto eu herdei de vocês
A fé que me foi transmitida foi de vocês que recebi
Obrigada

Vasco en suisse
Vosso e sempre ...

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad