Avançar para o conteúdo principal

D. António dos Santos confirmou a erecção canónica da Liga dos Servos de Jesus, em 01 de março de 2001


D.António dos Santos no dia 02 de fevereiro de 1980- entrada solene na Diocese da Guarda

SAUDAÇÃO À LIGA DOS SERVOS DE JESUS

“Eu te saúdo ó benemérita Liga dos Servos de Jesus!

Quando cheguei à Guarda como bispo diocesano, logo tomei consciência da riqueza espiritual que atravessava a nossa querida diocese. Em primeiro lugar pela generosa entrega ao serviço pastoral do numeroso grupo dos presbíteros; depois pelo grupo persuasivo que eram os consagrados e consagradas ao Senhor pelos três votos de pobreza, castidade e obediência e ainda pela
fé sólida e apostólica de incontáveis leigos.
Mas à medida que percorria a diocese contactando as pessoas, saltou-me à vista a grandeza da Liga dos Servos de Jesus, que sem fazerem votos os seus membros, (mas combinando com o seu confessor ou diretor espiritual) os praticavam. Notei nos seus membros o grande sentido de Igreja, o seu desprendimento e o apoio ao prelado diocesano; que um eminente Santo tinha tocado estas almas, incutindo-lhe um grande amor à eucaristia (daí o prescrever a meia hora diária diante do Santíssimo Sacramento) e entusiasmante amor aos sacerdotes.
Muitas pessoas me diziam: “Nós vínhamos de longe para participar nos retiros do Senhor D. João de Oliveira Matos”. Dizia-me um padre piedoso: “quando tinha problemas ou preocupações dirigia-me ao Outeiro de S. Miguel, desabafava com o Senhor D. João e saía de lá cheio de esperança e alegria e já vinha outro homem”.

Saúdo-te ó benemérita Liga dos Servos de Jesus e animo-te!
Peço-te que continues a amar a eucaristia, a confissão frequente e regular, o confiante trabalho por novas vocações.
Porque a Liga é querida por Deus, Ele não a irá abandonar. Ajudá-la-á a que se rejuvenesça com novas vocações, com novos santos e santas que cuidem confiadamente das suas servas internas e se intensifique a Eucaristia nos sacerdotes e a instrução dos mais ignorantes e humildes.

Liga dos Servos de Jesus, eu te auguro um futuro cheio de esperança e de entusiasmo apostólico.
Ocorrem-me as palavras do Profeta Isaías: “os que esperam no Senhor recuperam as forças, crescem-lhe asas como às águias, correm sem se fatigarem e caminham sem se cansarem”.
Mas em tudo isto está o olhar carinhoso e maternal da Virgem Maria Mãe de Deus e de S. José seu castíssimo esposo. Está sobretudo o pulsar do coração de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado e ressuscitado vivo e presente no sacrário a dizer-nos constantemente: “Vinde a mim todos os que trabalhais e andais sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Eu estarei sempre convosco
até ao fim dos tempos”. Coragem!
Termino fazendo um apelo a que os servos trabalhem por novas vocações para a Liga dos Servos de Jesus e para o sacerdócio ministerial porque Jesus garantiu: “Pedi e recebereis”.
Que o coração da mãe de Jesus e nossa mãe nos acolha no seu regaço e no seu coração para maior louvor e glória de Deus e para a salvação das almas. Obrigado.
Deus a todos abençoe. Ámen. Aleluia.

D. António dos Santos
Bispo emérito da Guarda

Observações:

1.O texto aqui transcrito é de D. António dos Santos.
Foi extraído do livro: “Vivências Espirituais sob a orientação e impulso de D. João de Oliveira Matos” da autoria do P. Alfredo Pinheiro Neves e recentemente editado: (Agosto – 2017).
Foi certamente o seu último artigo dedicado à Liga dos Servos de Jesus, que ele tanto amou.
Escrito a pedido do nosso Assistente Geral, constitui singular e significativo testemunho sobre a mesma.
A Liga guardará este seu testemunho e sempre refletirá sobre ele.
Obrigado, Senhor D. António dos Santos!

2. Foto retirada da Comunicação Social. (Net)




























Comentários

Vasco disse…
Um Bispo
Que amou a liga
Que se fez servo desde a sua vinda para esta cidade
Um homem diferente numa cidade diferente
Deixou obra em todos aqueles que com ele conviveram
Eu pessoalmente já não o via a vários anos
Mas sempre tive estima por ele e admiração
Amou está cidade e suas gentes
Viveu de forma apaixonada a Liga dos Servos de Jesus
Ficamos todos mais pobre com a sua partida
Que Deus o receba na sua glogló
Paz a sua alma

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima