Avançar para o conteúdo principal

..." Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia...Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus"...


Maria Armandina de Lacerda, nasceu em Meda, no dia 11 de fevereiro de 1931. Filha de: César Augusto Lacerda e de: Amélia da Graça Moreira no seio de uma família Cristã. Cativada por Jesus enamorou-se d’Ele e sempre o quis servir. Bem cedo entrou na comunidade dos Servos de Jesus no Rochoso onde também veio a falecer em 10 de fevereiro de dois mil e dezoito. Faltavam escassas horas para atingir os oitenta e sete anos.
A sua vida gastou-se a servir o Ideal dos Servos de Jesus. A “casa” onde sempre trabalhou foi o Centro de Assistência Social da Guarda, (Cozinha económica e na causa dos Gaiatos). Sempre ao lado da irmã  Dores  e da grande figura que era a D. Maria Luísa Godinho  foi orientadora da Comunidade das irmãs da Liga dos Servos de Jesus das quais era responsável. O Reverendo Senhor Pe. Eugénio Cunha Sério foi pedra de alavanque na sua missão. Sempre atenta aos problemas sociais, nunca se negou à resolução dos mesmos.
Viu partir os seus familiares e muitas pessoas amigas. Era com gosto que acolhia os sacerdotes recém-ordenados e aos quais gostava de receber no Centro de Assistência Social. Para além da refeição havia sempre uma palavra de estímulo e de desafio. Quase todos os “coadjutores” de S. Vicente e demais freguesias bem como outros sacerdotes por ali passavam. O tempo foi-a desgastando à medida que ia vendo os bebés e criancitas do infantário a tornarem-se pessoas adultas. Como a idade não perdoa avançou nela. A doença surgiu bem como os sofrimentos que lhes são inerentes. Recolheu-se na casa que a recebeu e acarinhou. Aí se acabou de purificar. A irmã morte foi recolhe-la no seu leito de dor.
Velada na “Casa do Rochoso” veio para a Igreja da Misericórdia da Guarda onde todos os dias rezava. Presidiu ao Funeral o P. Alfredo Pinheiro Neves, Assistente Geral da Liga do Servos de Jesus e presentes ainda mais sete sacerdotes e um diácono.
Serviram-nos de reflexão as palavras do livro das Lamentações, - A Confiança em Deus quando tudo se desvanece – e o Evangelho de S. Mateus com o texto das obras de misericórdia pelas quais o Centro Social as pessoas que aí trabalharam e trabalham e também esta nossa irmã, sempre nortearam a sua vida.
Finda a Eucaristia exequial rumou-se até ao cemitério desta cidade onde desceu à sepultura bem perto da suas amigas (Ir. Dores e D. Luísa Godinho). Rogamos para que Deus seja a sua herança eterna.

Comentários

Vasco disse…
Só damos conta que partiste porque te deixamos de ver
Mas continuas bem presente na memoria daqueles que contigo tiveram a sorte de viver
A Obra essa te agradece por tudo aquilo que tu deste em tantos anos de vida
Obrigada que sejas mais uma flor num canteiro preparado por Deus
Olha por a nossa Obra a Liga dos Servos de Jesus
Descansa em Paz

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad