Avançar para o conteúdo principal

“Haveis de ser santos porque Eu o Senhor sou Santo”. Este é o desafio de Deus para toda a humanidade.

                                     “GABRIELA» 
Procurei ser claro e conciso em todas as homilias das eucaristias que celebrei na solenidade de Todos os Santos. Penso que consegui transmitir o essencial motivando os participantes na celebração do Mistério.
Dias depois, deparei-me com uma santa velhinha diante e uma montra. Não me viu e eu também não me fiz notar. Tudo foi muito rápido. A Idosa cheia de respeito observava lenta e minuciosamente os objetos expostos. Depois movia os lábios fazendo, por fim, o sinal da cruz. Repetiu o gesto uma série de vezes, (quatro salvo o erro). De seguida, em passo firme embora agastado, desapareceu na esquina embrulhando-se ainda mais no xaile e defendendo-se do frio matinal. Penso que ia muito feliz pela ação realizada. Era uma das suas orações matinais.
Aproximei-me. Também eu olhei para a montra encontrando nela a razão daquelas expressões tão singulares. A montra parecia a “corte celeste”. Lá estavam eles, esperando por quem se agradasse da sua beleza e os viesse a adquirir. Eram bonitos, aqueles santos. ‘Benzidos’ apenas por quem os sonhou e assim os trabalhou, tornaram-se “motivo-sinal” de veneração por parte desta simpática velhinha e evocação de todos os outros santos ausentes. Cada um deles teve direito à “sua oração”. Cada qual foi invocado mediante o sinal da Cruz e certamente, Deus, Fonte de toda a santidade, foi louvado de modo singelo pelos gestos desta mulher que não parava de mover os lábios num compasso de oração pessoal.
Dias mais tarde, voltei a passar por lá. Já não estavam todos. Alguém os levara dali. Certamente serão agora venerados noutro local e de outro modo. Também a protagonista desta narrativa já se não encontrava em cena. Ela sim uma verdadeira “santa” onde Deus diariamente, quero crer, construirá a sua casa e nela residirá também. É que os santos também caminham no meio de nós, também vivem connosco, aperfeiçoam-se na santidade pelos caminhos mais diversos e quase sempre ao nosso lado. Um dia, definitivamente, entrarão na alegria do Reino e da Trindade. Aconteceu assim com todos os que veneramos na solenidade de “Todos os Santos”.
Ter a capacidade de reconhecer o outro como filho de Deus, aceitá-lo e conviver com ele desse modo, sem deixar de lhe prestar auxílio, sempre que necessário e por ele ser filho de Deus, eis o melhor mistério de viver e celebrar a santidade de Deus expressa em nós. Quando fazemos isso é “Cristo, Filho de Deus, que é com o Pai e o Espírito ‘o único Santo´”, Quem o realiza em nós para a Glória de Seu Pai.
Haveis de ser santos porque Eu o Senhor sou Santo”. Este é o desafio de Deus para toda a humanidade.
O Amor que Deus Trindade nos consagra, é expressão sublime da Sua Essência: A Santidade, manancial fecundo e perene de Vida para toda a Criação.
Em breve, haveremos de celebrar o nascimento/a manifestação da Graça de Deus para nós. É nela e por Ela que todos somos santos. Em breve será Natal…!
Ao venerar, a seu modo, cada imagem dos santos expostos, aquela santa velhinha revelou-me o amor, o respeito e adoração que nutria não só para com Deus como também para com quem O amou seguiu a seu modo.
Atuar de forma desinteressada, discreta e abnegada é uma das chaves do apostolado. Assim agiu a nossa protagonista a quem carinhosa e simbolicamente resolvi dar o nome de “Gabriela”.
Feliz Natal!
Guarda, 01-12-2015
_________________
P. Alfredo Pinheiro Neves

(Assistente Geral)

Comentários

Apesar de todos sermos chamados a ser santos
So esta ao alcance de alguns
Ser santo no mundo de hoje e neste tempo em que oos valores sao colocados de parte
Aonde vemos gente com responsabilidade dentro da igreja a fazer desacreditar o cristianismo com a forma com que se entregam e tentam passar uma imagem de bons samaritanos mas que nao passam de autenticos hipocritas
Infelizmente a igreja fraca em modelos presiste em fazer passar uma boa imagem mas aonde encontramos gente que para atingir a fama e o poder atropela o proximo sem olhar a meios
So ha um unico caminho para atingir a santidade
E viver e praticar sempre que possivel as bem aventurancas
E viver no exemplo e comunhao com o nosso fundador
Ser santo e entregar se ao amor
Nao aquilo que por vezes faz parecer um teatro numa representacao cheia de hipocrisia sem nexo

Ser santo e viver o seu semelhante de coracao bondoso
Ser santo e viver na humildade por vezes na sombra do esquecimento da humanidade no silencio da sua propria sombra
Ser santo e viver a precensa constante do amor de Deus
Colocando o ao servico do seu senhante

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad