Avançar para o conteúdo principal

Um coração"misericordiado" não é um coração remendado, mas um coração novo que se deixou tocar pela graça de Deus.- Papa Francisco


 


A 28 de outubro  de 2017  realizou-se na Casa D. Isabel Trigueiros , no Fundão, mais um encontro de Convívio e Formação Espiritual.  Estiveram  presentes  Membros da Liga dos Servos de Jesus( internos e externos) assim como simpatizantes que se associaram e partilharam  um dia diferente na alegria de estarmos juntos  e na  procura da vivência do Amor a Deus e ao Próximo.
 Os temas foram tratados pelo Senhor Pe. Luis Miguel Pardal Freire – pároco  de Manteigas- Iniciou com a parábola da cura do “Paralítico” (Lucas. 5;17-26).
A parábola, no campo espiritual,  é tudo o que nos impede de ser pessoas…
O que é que nos paralisa?
O que é que nos afasta da felicidade?
Qual o complexo que nos leva a comparar-nos com outras pessoas?...
O Anjo do Senhor entrava nas águas … estas águas curavam qualquer doença…
Na vida deste homem a grande preocupação era a necessidade de misericórdia… alguém que o pudesse deitar à piscina para beneficiar da cura…” não tenho ninguém que me meta na piscina”…
Jesus diz-lhe: levanta-te. Toma a tua enxerga e anda… É como dizer-lhe: Comigo tu podes tudo. Podes avançar… Com a minha graça tu podes…Deus dá-nos a cada dia a graça necessária…O milagre que Deus costuma fazer é dar-nos a sua força para caminharmos na Sua companhia…
 Deus atua pegando nas circunstâncias da vida de cada um, para depois nos mostrar a capacidade  da Sua misericórdia.
O Senhor D. João foi exemplo e  modelo da misericórdia de Deus na sua atuação como Padre e Bispo …na Obra que criou a favor dos que mais precisavam , dizendo que a Liga dos Servos de Jesus e o Instituto de São Miguel deviam  colocar em ação as Obras de Misericórdia… As Obras de misericórdia estão sempre viradas para os valores espirituais e humanos: anunciar a Boa Nova aos pobres; liberdade aos cativos; proclamar o ano da graça…
Só quando nós nos sentimos tocados pela misericórdia de Deus é que depois podemos ser fonte de misericórdia para os outros…


Após um tempo  de Adoração ao Santíssimo Sacramento  seguiu-se o almoço-  uma refeição preparada com  abundância, bom gosto e muito carinho.
Celebrámos a Eucaristia ,memorial da mensagem de Jesus ... "Fazei isto em memória de mim..."
 Ao regressar  às nossas casas ,  podíamos agradecer o dom deste dia  onde tivemos oportunidade de nos encontrarmos a nós mesmos,  de aprendermos coisas novas, de partilharmos experiências,  de levar no coração a certeza do Amor e Misericórdia do nosso Deus  por cada um.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad