Avançar para o conteúdo principal

- Quem vive em Deus, sendo por Ele iluminado, não gera sombra, nem retira a luz aos demais, pois a mesma se encarnou por todos...

 
                               "ILUMINADOS POR DEUS, NINGUÉM PRODUZIRÁ “SOMBRAS"

Veio-me ao pensamento, não sei quando, abordar este tema. Talvez não houvesse tempo ou oportunidade para isso. Acabou por cair no esquecimento. Não há muito e face às notícias recentes, recordei-me dele outra vez. Talvez seja agora o momento de o refletir convosco embora muito ao de leve.
Aquilo que o fez vir à minha memória foram as notícias que davam conta da descoberta de um pequenino Sol existente na constelação “Aquarius” e que está à distância de 39 anos-luz, em relação à terra. Há quantos milhares de anos não existirá essa estrela, a quem deram o nome de TRAPIST 1, bem como os seus sete planetas. Todos eles parecem ser da dimensão da Terra e pelo menos três deles apresentam-se com caraterísticas tão iguais quer no tamanho, temperatura e configuração que os cientistas não descartam a possibilidade da existência de água neles o que potencia ainda mais a existência de Vida fora do nosso “sistema” solar.
A estrela TRAPIST 1, que os sustém e os faz gravitar com as suas órbitas em torno de si, é uma estrela muito mais pequena que o nosso Sol. Em tamanho é apenas 11%. TRAPIST 1 também é uma estrela muito mais fria e mais encarnada que o nosso Sol. Alguns dos seus sete planetas mantêm uma das faces sempre voltada pra ela sendo por isso constantemente iluminada e a outra face, tal como a nossa lua, sempre às escuras e completamente gelada. Paremos por aqui e oxalá a Ciência, muito em breve, nos possa surpreender ainda mais sobre este assunto.
Partindo deste acontecimento, é bem verdade que qualquer fonte de luz que ilumine seja o que for, faz com que esse “objeto” se torne mais visível e que o mesmo não deixe de projetar  pelo espaço a sua própria sombra. Por isso sempre que vemos uma sombra ela revela-nos sempre que algo está a ser iluminado, como também a existência  de uma parcela desse mesmo “objeto” que não recebe diretamente a luz iluminadora.
É aqui que começa a segunda parte da minha reflexão: O nosso Deus, Luz eterna e de ordem totalmente diversa, ilumina tudo quanto existe dando-lhe e conservando-lhe sentido pleno. Deste modo posso entender bem o que escreve São João Evangelista no Prólogo do seu Evangelho: “O Verbo era a Luz Verdadeira que ao vir ao mundo a todo o homem ilumina. (Jo. 1, 9 ss); A Vida era a Luz dos homens; a Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam”. (1Jo, 4b-5).
Estamos a falar de uma outra Luz bem diferente, é claro. Luz muito diferente quer na sua essência, quer na sua maneira de atuar. É a Luz que Deus é em si mesmo. A Luz única que Ele é, para nós. Deste modo:

- “Todo aquele que se deixa iluminar por ela, nesse não há trevas”;
- “Aqueles que a recebem, é-lhes concedido o poder de serem filhos de Deus”;
- “É nessa Luz que veremos a Luz”;
- A Luz de Deus que nos ilumina, o Verbo Encarnado, ilumina-nos de tal modo que em nós não há trevas (nem sombras, digo eu), nem tão pouco as podemos projetar para os outros, pois além de nós estarmos totalmente iluminados também eles o são pela mesma Luz que não é nossa, mas sim do próprio Deus. Ela não brota dos nossos méritos nem dos méritos de ninguém, mas sim da Graça que sendo Ele mesmo como tal se nos oferece.
- Quem vive em Deus, sendo por Ele iluminado, não gera sombra, nem retira a luz aos demais, pois a mesma se encarnou por todos. “Vindo ao mundo tudo ilumina”. No centenário das aparições da Senhora em Fátima, recordemos as palavras dos pastorinhos logo na primeira aparição: “A Senhora disse-nos: “a graça de Deus será o vosso conforto”. Ao pronunciar estas palavras abriu as mãos comunicando-nos uma luz muito intensa  como um reflexo que delas expedia penetrando-nos no peito e no mais íntimo da alma e fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz, mais claramente do que nos vemos num espelho”.
É só nesta e com esta Luz que podemos caminhar. Bem nos avisa Jesus Cristo: “caminhai depressa, enquanto tendes luz!”.
Talvez a Luz verdadeira se possa apresentar com diversas tonalidades ou diferentes nomes: Fé, Esperança; Verdade; Misericórdia; Caminho (…). Mas a Luz é só uma: Deus na Sua essência; Ele que ilumina todo o homem e o homem todo que nasce para este mundo. Isso aconteceu e evidenciou-se ainda mais desde que o Verbo se fez carne e habitou connosco.
Quando iluminados por Deus somos iluminados na totalidade do nosso ser.  Basta que o permitamos. Se não nos deixarmos iluminar “como serão grandes as nossas trevas”. Para com o nosso Deus jamais poderemos ter o nosso lado lunar. Ele nos ilumina na Sua Plenitude infinita. Deste modo serão sempre misteriosas e incompreensíveis as “sombras” que conseguirmos projetar sobre os outros. Há que destruí-las e isso depende só de nós.
O Tempo Quaresmal é tempo oportuno para nos deixarmos iluminar e também tempo ideal para não criarmos “sombras efémeras”, “fantasmas” aos que nos rodeiam. Também é tempo de nada recearmos, nem a sombra da morte, há muito vencida na Aurora da Ressurreição.

Guarda 01-03-2017

_______________________

P. Alfredo Pinheiro Neves

Assistente Geral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima