Avançar para o conteúdo principal

“UM MENINO NASCEU PARA NÓS”.

 
 
 

“Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da paz! ”. (Is. 9,5)

Realizou-se há bastante tempo e continua ainda hoje a realizar-se esta mensagem de Isaías. De facto, o nosso Deus é Pai e desde sempre nos quis oferecer o Seu único Filho, derramando n’Ele todo o Seu Amor por nós. Na Sua infinita misericórdia, Deus oferece-se como Pai. Paternidade que atinge a sua plenitude na encarnação do Verbo. Esta oferta de Deus Pai é para sempre.

Deste modo: um menino nasceu para nós”.

- Ser criança é carregar em si tudo o que é inerente à esperança, e ao futuro que se deve tornar bem melhor que o momento presente;

- Ser criança é manifestar o sonho e a vontade  de se transformar em ânsia incontida de possuir defenitivamente o novo, o belo, e o eterno;

-  Ser criança é acreditar na bondade, no gratuito e no infindo desejo de querer bem;

- Ser criança é renovar, apontar caminhos irrepetíveis, metas múltiplas sempre mais além que o banal e que o transitório;

- Ser criança é ser oferta generosa de quem dá tudo e a todos se dá.

Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus - disse Jesus.

Quando aceitaremos este desafio?!
Deste modo: um filho nos foi dado”.

Este menino, esta criança não é uma Criança qualquer. Não nasce por nascer. Nascendo, como qualquer um de nós, o seu nascimento transporta em si uma missão. Como Filho, tudo lhe pertençe. Sendo herdeiro, é enviado a todos. Vivendo com todos e para todos, a todos faz sacerdotes, para que cada um se ofereça a Deus, Seu Pai.
Deste modo nasceu, deste modo viveu e deste modo foi rejeitado. Condenado, depois de morto, foi sepultado. A vida, que era Ele, venceu a morte. Ressuscitou!. Subindo aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai, de onde há-de vir como Juiz, como Filho, como irmão e em Glória.
Eu venho em Breve– Diz o Senhor. Maranatha– Dizemos nós, Igreja.

 
Somos o Seu corpo. Ele é a “nossa” cabeça. Como Sua totalidade nos apresenta ao Pai. E é nessa qualidade, que por Ele, somo filhos, somos oferecidos a Deus.

            Por Ele nascemos nós eternamente para a Eternidade; para a Vida sem fim; para o Reino eterno. É assim e deste modo que se há-de realizar o nosso verdadeiro Natal.

 

Boas Festas!
 
Guarda, 01-12-2016

_________________

P. Alfredo Pinheiro Neves

(Assistente Geral)

Comentários

O efeito do presepio no tempo de hoje passados 2016 depois de Jesus ter nascido
Nesta altura e comum fazer-mos nas nossas casas o presepio recordando em clima de festa o Natal
Ora o presepio so faz sentido se for feito no coracao do homem
Temos de abrir o nosso coracao e deixar que Jesus entre e faca nele o seu presepio so assim faz sentido
Quando nasceu a 2016 anos os homens dessa altura nao lhe abriram a porta e essa ideia mantem-se nos dias de hoje
O homem de hoje continua a nao o querer receber fechando-lhe as portas
O Natal e pois abrir o coracao do homem para que Deus faca nele a sua morada
So assim faz sentido
Bom Natal

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima