Avançar para o conteúdo principal

A Liga dos Servos de Jesus é convidada a prosseguir o seu carisma num ritmo de fidelidade ao seu fundador...


                                                              OUTUBRO
O mês de outubro, habitualmente e em muitos sectores, marca o início de um novo período de trabalho. Projetam-se atividades, retomam-se as que foram interrompidas, delineiam-se objetivos e metas e num ritmo imposto pela própria Natureza, trabalha-se com mais afinco e “resignadamente”. Diz-se em forma popular que: O “tem de ser” tem muita força.
A Liga dos Servos de Jesus é convidada a prosseguir o seu carisma num ritmo de fidelidade ao seu fundador, a Jesus Cristo e ao Reino de Deus. Cada um de nós é convidado, no ritmo em que suas forças lhe permitirem, a dar o máximo. Máximo que em quantidade pode ser bem pequenino, mas que em qualidade e com a ajuda de Deus há de ir muito mais além, aparecendo como verdadeiro milagre. “É preciso que Jesus reine até que Ele venha”.
Talvez nos seja útil recordar o que diz o Profeta Miqueias:
Já te foi indicado, ó homem, o que deves fazer, o que o Senhor exige de ti: nada mais do que praticar a justiça, amar a misericórdia e proceder humildemente para com o teu Deus”. (Miq. 6,8)
O que devemos fazer e o que o Senhor nos exige quotidianamente é:

Praticar a Justiça. Se dermos a Deus o que é de Deus e aos irmãos o que lhes pertence, agradaremos ao nosso Deus que é Justo para com todos… Praticar a Justiça eis o primeiro passo, uma das “asas” que nos permitirá subir para Deus.

Amar a Misericórdia. O segundo passo, a segunda “asa” que nos eleva até Deus é a misericórdia. O sabermo-nos “debruçar” sobre o necessitado, sobre o outro que nos rodeia. O agirmos para com ele de modo a que ele se sinta ajudado e por amor. A misericórdia cria laços/relações de paternidade, de maternidade, de filiação, de irmandade, de inter ajuda caritativa que nos aproxima e identifica com o próprio Deus. Amar a misericórdia é conhecer as “entranhas” do nosso Deus.

Proceder humildemente para com Deus. É amá-Lo, bendizê-Lo, glorificá-Lo, cantar a sua ação ( a Sua Graça) para connosco. É sermos diante d’Ele tal como Ele nos criou num primeiro momento. É sermos diante d’Ele tal como o Filho de Deus se apresenta diante de Seu Pai. É sermos nós próprios parte integrante da Sua glória que é infinita. A Glória de Deus é Ele mesmo e toda a criação que Ele ama, redimiu e reclama como Sua, pelo amor que lhe consagra. N’Ele e para Ele são todas as coisas. Nós também o somos. Este é o nosso destino e ao nosso alcance. Uma caminhada que acontece com o Caminho que é Ele próprio na Pessoa do Verbo encarnado. Uma meta a atingir. Se não a atingirmos nem por isso ela deixará de vir ao nosso encontro. “Eu venho em breve!”. Recebê-la - eis a nossa missão. Partilhá-la com os demais é nossa obrigação.

                                                                          Guarda, 2016-10-01

                                                                          _________________

                                                                           P. Alfredo Pinheiro Neves

                                                                                       (Assistente Geral)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad