Avançar para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVOS EXTERNOS

 
 D. João de Oliveira Matos
 
Realizou-se no passado domingo, dia 18 de Agosto 2016, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos a Assembleia Geral dos Servos Externos da L.S.J.
Os Servos de Jesus foram acolhidos a partir das 14.00 horas e os trabalhos, de harmonia com a Convocatória, iniciaram-se às 14.30 horas.
Invocou-se a Presença do Espírito Santo. Realizaram-se as necessárias tarefas inerentes ao bom funcionamento da Assembleia.
Iniciámos com a Oração da Tarde (Noa) e no decorrer da mesma, às 15.15 horas, o Senhor Pe. Carlos Alberto Correia Lages falou aos presentes sobre a Exortação apostólica do Papa Francisco: “Amoris Letitia”. Houve assim oportunidade de se falar da Família e de abrir diálogo sobre o que o Papa nos pede em ordem ao futuro.
Procedeu-se de imediato à eleição da Nova Coordenadora e num segundo momento à eleição do seu Conselho.
Foram eleitos: Coordenadora Geral: Maria Isabel Alexandre Almeida; Secretário: P. Joaquim Álvaro de Bastos; Primeiro Vogal: Maria de Lurdes Coelho; Segundo Vogal: Valentim Fernandes Monteiro Fonseca.
Estes nomes vão agora ser enviados ao Senhor Bispo, Superior da Liga dos Servos de Jesus, para que sejam retificados por ele. A Sessão prosseguiu-se com o Cântico do Magnificat, oração e o cântico final. Houve tempo ainda para a foto com todos os participantes.
Eram 17.50 horas. Urgia retemperar forças e preparar-nos para a Eucaristia, Adoração e Festa da Liga na Ruvina. Esta teria o seu início às 22.00 horas na pitoresca aldeia da Ruvina-Sabugal.
Aos membros da  comunidade da Liga que trabalham no  Centro Apostólico, que nos acolheram  e serviram , a nossa gratidão.

                                                                    
                                       

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad