Avançar para o conteúdo principal

Dia de Formação na Comunidade da Cerdeira do Côa


No passado dia vinte e três de abril, a partir das 10 horas, teve lugar na Cerdeira do Coa uma ação de formação para os servos , servas e simpatizantes da Liga dos Servos de Jesus. Iniciou-se com a celebração  da  Hora intermédia.
 
De imediato teve lugar o 1º tema. Foi o orador Padre Carlos Lages que nos explicou todas e cada uma das parábolas da misericórdia, concluindo o tema com as petições do Papa Francisco para este ano.

Após um curto intervalo de tempo, seguiu-se a Eucaristia presidida pelo Assistente Geral da Liga  Pe. Alfredo Pinheiro Neves. À homilia foram destacados por ele os seguintes aspetos: A misericórdia de Deus e do Seu Filho acontece hoje, no Jesus Eucarístico; É com a Eucaristia que nos robustecemos para a prática das obras de misericórdia; Mais importante que as parábolas da misericórdia é a realização de ações marcada pelo amor gratuito de Deus e sempre em favor dos mais necessitados.
O almoço, primorosamente servido, foi-nos oferecido pela comunidade da Cerdeira. Para o mesmo contribuíram algumas casas da Liga. Presentes cerca de 80 pessoas. Após o café e algum tempo de convívio fez-se a Meia Hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. Dada a bênção houve tempo para o 2º tema: Maria mãe da misericórdia. O assistente Geral apontou-nos os diversos motivos pelos quais Maria é a mãe da misericórdia: eleição, convite, fidelidade ao sim a Deus, maternidade, virgindade, colaboradora da redenção e mãe espiritual de cada um de nós. Este 2º tema foi concluído com a recitação e celebração Mariana na igreja da Miuzela. Algumas pessoas foram ainda ao cemitério local onde se encontram sepultadas algumas irmãs. Depois  cada pessoa regressou às suas comunidades ou  às suas casas.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------

   Cada Comunidade nos « marca»  com a lembrança das pessoas que a habitaram...
 Hoje recordamos um poema da Ir. Felicidade Aguiar Ramos  escrito já há oito anos !
 

A TI MARIA, NOSSA MÃE…

Mais uma vez,
Venho a teus pés,
Lembrar o que bem conheces
Mas nosso Deus,
Cuidados seus,
Mandou reiterar nossas preces
Não foi em vão,
Que D. João,
A Ti consagrou os Servos de Jesus!
Pois toda a vida,
Tu deste à Liga,
A proteção, tua luz!
Mas, eis que agora,
De novo implora,
De coração a chorar
Que olhes para ela,
Qual caravela,
Que anda à deriva no mar!
Não sabe bem,
Confessa, ó Mãe,
O que devia e não fez!
Já que não vê,
Razão porquê,
Na vida tanto revés!
Ninguém escolhe,
Por mais que olhe,
Seguir, na Liga, o teu Filho!
Não é igual,
À que, afinal
Colocou D. João, de Deus, no trilho?
Tantos correram,
Quando souberam
Antes de se fazer tarde
Hoje, porém,
Quase ninguém vem,
Já dentro o zelo não arde
Dá-nos, Senhora
Mas sem demora,
Pistas para o nosso agir!
Queremos manter,
Haja o que houver,
A Liga, para o porvir!

domingo, 16 de novembro de 2008

Ir. Felicidade Aguiar Ramos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima