Avançar para o conteúdo principal

A realização da Assembleia Geral haverá de nos marcar positivamente...


EM DINÂMICA DE ASSEMBLEIA GERAL

(2016-2020)
 
Este ano de 2016 vai ser o ano da realização da Assembleia Geral da Liga dos Servos de Jesus. O tempo passou rápido e, tal como mandam as Constituições, torna-se necessário, parar, analisar, rever, delinear e partir para uma nova etapa de vida. A referida Assembleia irá acontecer no mês de setembro. Até lá, torna-se necessário percorrer etapas diversas, que se tornarão mais fáceis se for o nosso Deus a realizá-las connosco.
A realização da Assembleia Geral haverá de nos marcar positivamente. Avivará em nós o Carisma do Fundador; permitir-nos-á relembrar e agradecer o caminho feito com todos e com outros que, entretanto, foram chamados pelo Pai; colocar-nos-á novos desafios aos quais urge dar resposta e certamente permitir-nos-á também verificar o que ficou por fazer. Joga a nosso favor o facto de estarmos a celebrar o ano jubilar da Misericórdia que nos convida a aceitarmos a misericórdia que Deus é para nós e a usar da mesma para com as pessoas que nos rodeiam.
Também o facto de estarmos a concluir o ano dedicado à oração e estudo sobre a Vida Consagrada impele-nos a aprofundar a nossa vivência e a nossa consagração batismal. Se bem que a Liga dos Servos de Jesus se defina como uma Associação de Fiéis numa linha laical, a verdade é que a nossa entrega generosa a Jesus Cristo e ao Seu Reino; a vivência dos Conselhos Evangélicos e a vida comunitária própria dos servos internos, sem esquecer o cumprimento dos deveres de estado próprio dos Servos externos, aproximar-nos-á da verdadeira vida espiritual, da intimidade com Deus e do compromisso com as realidades temporais numa dinâmica de missão e de apostolado ao serviço da Igreja e de quem cruzar o nosso caminho.
As diferentes comunidades, por muito pequeninas e limitadas que possam ser, ficam convidadas a fazer chegar o parecer dos elementos que as componham sobre temas que urge abordar, estudar, debater e acarinhar. Desse parecer há-de surgir um pequenino guião a debater durante a Assembleia Geral.
Eleitas as delegadas, estas e os elementos de direito, levarão a cabo o estudo dos temas escolhidos de modo que os mesmos posteriormente se tornem realidade em todas as comunidades.
Como escrevi atrás, nada se conseguirá sem a presença e o auxílio de Deus, um espírito de disponibilidade, a oração e a busca do melhor, numa fidelidade ao carisma de D. João, nosso Fundador.
É pois fundamental a presença de toda a Liga, quer participando ativamente nos diferentes momentos, quer num espírito de oração, quer fazendo um pouco mais de esforço para que as comunidades, durante os dias da Assembleia, dêem resposta adequada às necessidades inadiáveis. Que ninguém se sinta dispensado ou excluído ainda que as forças físicas se encontrem diminuídas.

Consagremo-nos, desde já, a mais este trabalho que por natureza nos é inerente.

A todas as irmãs, Saúde, Paz e Bem!

Guarda, 2016-02-01

P. Alfredo Pinheiro Neves

(Assistente Geral)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad