Avançar para o conteúdo principal

Mensagem do Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus

 

EM NOVO ANO PASTORAL

(ADVENTO/NATAL)
 
Este novo ano Pastoral de 2015/2016 há-de ser, com a graça de Deus, nova expressão da grandeza de Deus e do nosso compromisso com os Seus dons.
Marcado pelo “terminus” da oração feita pela “VIDA CONSAGRADA” que acontecerá em fevereiro de 2016 somos a partir de 8 de dezembro impulsionados pela dinâmica do ano jubilar da MISERICÓRDIA divina.
Tendo vivido intensamente a “Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima” à nossa diocese não nos vamos desligar do espírito celebrativo próprio do centenário das aparições da Senhora na Cova da Iria até ao ano de 2017.
Fiéis ainda ao que nos tem sido pedido, continuaremos em espera ativa até ao momento em que a Igreja venha a reconhecer o Senhor  D. João de Oliveira Matos como Beato de modo a que a mesma Igreja, publicamente, o possa invocar como tal.
Também e desde já, queremos preparar-nos para a Assembleia Geral dos Servos de Jesus, quer na vertente de servos internos, quer externos. Com ela marcaremos o ritmo adequado para os próximos anos.
Mas o primeiro passo deste novo ano pastoral consiste na adequada preparação e celebração do mistério do Natal. Hoje, mais do que nunca, necessitamos do Príncipe da Paz e do Seu reinado. Os últimos tempos não têm sido nada pacíficos e o(s)  flagelo(s) da(s) Guerra(s) são uma realidade a cada momento. Mata-se em nome de tudo; até em nome de “Deus”. Como estão longe os dias da promessa de que Isaías se faz eco: “(...) e um menino os conduzirá”.
Para melhor celebrarmos o Natal não podemos deixar de nos dispor interiormente. Sempre o temos feito. Este ano não deve ser exceção. Quantas formas não haverá para o realizar. Escolhamos uma. Isso é o mais importante. Não posso deixar de apresentar também uma. Tem o valor e é apenas sugestão.
Durante a primeira semana de advento (29-5) talvez fosse interessante reavivarmos aquilo que, desde há muito, já sabemos: “O Senhor vem!” (Maranathá). Ele aparecerá revestido de Poder e de Glória; aparecerá como Filho do Homem e como justo Juiz; abrirá o livro no qual estarão escritos os nomes dos redimidos. Realmente em cada dia que passa mais próxima se encontra a parusia; nessa altura aparecerão novos céus e nova terra. É necessário estar atento e vigiar. Não sabemos realmente nem o dia nem a hora. Fundamental é estar preparado. “Na hora em que menos pensardes virá o Filho do Homem”. Mas o Senhor não deixará de vir ao nosso encontro. Quando Ele bem entende e da forma que menos suspeitamos. Aconteceu assim a todos os santos. Um encontro pessoal e peculiar, na vida de cada um, na sua forma de ser e de viver. Quando menos esperavam… (debaixo da figueira… de noite bem pertinho da fogueira…, na estrada de Damasco ou no cimo de um sicómoro, na busca da verdade ou na escuta ocasional da Palavra, observando os maus tratos perpetrados feitos aos criados ou na leitura de obras espirituais, na figura de um mendigo ou no modo que só eu conheço). O Senhor virá. Talvez este ano, ou ainda hoje. Ele é sempre o Eterno Presente e ainda o que está para chegar.
Na segunda semana de advento, (6-12) e porque é bom elaborar o presépio, não deixemos de lá colocar as figuras que o integram. O verbo “configurar-se” talvez seja bem rico e possa exprimir o que se pretende. Configurar-se é “tomar a figura de… ser como…”. Desde João Baptista, José, Maria, o Menino, pastores, reis magos e tantas outras figuras que nunca ficaram indiferentes ao nascimento da VIDA, sejamos também nós elementos integrantes e configurados com o NOVO nascimento.
Na terceira semana de advento (13-19) e porque o tempo passará depressa o mais importante será mesmo reconciliar-se. Essa semana da alegria, sê-lo-á realmente, se o perdão oferecido por Deus, celebrado em nós e por nós, tomar conta de cada pessoa e for misericórdia para os demais. A reconciliação dará sentido a toda a caminhada feita e projetar-nos-á para os dias que ainda faltam…
Quarta semana de advento, (20-23) fecharemos a ciclo e em verdadeira e serena oração poderemos pedir: Senhor, vem (Maranathá). Que Ele chegue em breve. “com o seu amor gratuito e desinteressado e incondicional. Amor verdadeiro e puro único capaz de pôr fim a outros amores e maneiras vãs de viver. No meio desta caminhada  se apresenta a Senhora. A Criatura Imaculada, a Cheia de Graça, a Mãe de Deus. Ela é Virgem, Mãe, Serva e Rainha. Nela tudo é Mistério, tudo é Deus. Fica a nossa oração pela escrita de D. António Couto, Bispo de Lamego.

 
Santa Maria de amor maior
   Do tamanho do
                       menino que levas ao colo.
                    Diante de ti me ajoelho e esmolo
A graça de lar unido ao teu redor
 

 
.
  
Protege, Senhora, as nossas famílias
Todos os casais os filhos e os pais
E enche de alegria mais e mais e mais
Todos os seus dias, manhãs, tardes, noites e vigílias.
 
Vela; Senhora, por cada criança
Por cada mãe, por cada pai, por cada irmão,
A todos os velhinhos, Senhora, dá a mão,
E deixa em cada rosto um afago de esperança.
 

Quando tal acontece é sempre Natal. É sempre Ressurreição.      

P. Alfredo Pinheiro Neves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima