Avançar para o conteúdo principal

«Se alguém guardar a minha palavra nunca verá a morte». (João 8,51-59).


A IRMÃ MARIA MARQUES PARTIU PARA O PAI…

No dia primeiro de Setembro de 2015, deixou de estar connosco a Ir. Maria Marques.
Há muito tempo que esta irmã se encontrava na “Casa de Saúde Bento Menni”. A doença a isso a obrigava. Era aí que a sua família e também elementos da Liga dos Servos de Jesus a visitavam sempre que possível.
Nasceu no lugar de Miragaia - Pínzio. Foi no dia 1 de Fevereiro do ano de 1928. Posteriormente o chamamento de Deus trouxe-a pra a Liga dos Servos de Jesus. Entrou na comunidade do Outeiro de S. Miguel, onde sempre serviu. Os trabalhos foram os mais diversos, quantas vezes, os mais simples. Nessa altura ainda se “ponteavam” as peúgas sempre mais que muitas e que não chegavam para os rapazes calçarem.
No dia 2 de Setembro as irmãs do Outeiro e de outras Comunidades da Liga rezaram por ela oferecendo-lhe o sacrifício da Eucaristia. Presidiu à mesma o  padre Alfredo Pinheiro Neves, Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, acompanhado pelos reverendos padres Manuel Joaquim Geada Pinto e P. José Júlio Antunes. Previamente foram feitas as mais variadas orações.
Comentando as leituras escolhidas, do livro das Lamentações e do Evangelho de S. João o Assistente foi acentuando que a vida de cada um de nós é muitas vezes pautada pela tristeza, pelo desânimo, pela dúvida, pela tristeza e pelo desencanto. Quantas vezes ela se torna difícil e incompreensível. Somos realmente tocados pelo infortúnio do pecado e suas consequências. Mas o mesmo livro das Lamentações, de imediato se faz eco duma mensagem muito positiva. O Pe. Alfredo focou então os cinco pontos que convertem, em paz e bem, o absinto e o veneno da nossa vida errante:
·        A Misericórdia do Senhor não tem fim; A Sua compaixão por nós renova-se em cada manhã; Deus é sempre fiel por isso n’Ele esperamos; Ele é a nossa Herança; É bom esperar no silêncio a salvação do Senhor.
Acrescentou depois outros cinco pontos ainda mais positivos e que foram pronunciados por Jesus. Lê-se em S. João:
·        Vou preparar-vos um lugar; na casa de meu Pai há muitas moradas; Virei de novo; Quero que onde eu estiver vós estejais também; A Vontade do Pai é que eu não perca nenhum daqueles que me deu.
A Ir. Maria de Marques pertenceu ao Senhor. A sua vida transformar-se-á em Vida Eterna com Deus. Junto d’Ele continuará a servi-Lo e a adorá-Lo. Rezamos por ela. Junto do Pai, também ela não deixará de interceder por nós e pela sua família que, também nesta hora de tristeza, lhe manifestou todo o seu carinho e admiração.
A Liga não pode deixar de agradecer à Casa de Saúde “Bento Menni” a dedicação, conforto e serviços prestados a esta nossa irmã.
Permaneçamos unidos uns com os outros e de modo particular com os seus amigos e familiares a quem a Liga apresenta sentidas condolências.

Comentários

Mais uma que nos deixa
Novas nao aparecem . Quem vira ocupar o seu lugar
O que esta a faltar na liga e gente que saiba cativar a juventude atraves de modelo de santidade
Um simples olhar basta basta desde que saia do fundo do coracao

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad