Avançar para o conteúdo principal

Mensagem para o mês de setembro do Assistende Geral da Liga dos Servos de Jesus Pe. Alfredo Pinheiro Neves

 



FESTA para durar e a  ALEGRIA para manter…

Tal como o Sr. D. João sempre quis, foi celebrada mais uma Festa da Liga dos Servos de Jesus. Festa diferente mas enquadrada no espírito do seu Fundador. Uma Festa com Deus, para Deus em favor de todos sobretudo os mais carenciados.
Foi tempo de reflexão sobre o Mistério que Deus é em si e para cada um de nós!
Foi tempo de render graças mediante o sacrifício eucarístico celebrado quer na vigília quer no dia da festa do martírio de S. João Batista, “o maior entre os nascidos de mulher”. Nesta data festiva de João Baptista, também a Liga dos Servos de Jesus celebra a passagem do Fundador para o Reino Eterno.
Foi tempo para se evocar todos os que nos antecederam no mesmo ideal.
Foi tempo de estar com os que diligentemente procuram estabelecer o reinado de Cristo onde quer que se encontrem.
Foi tempo de convívio de uns com os outros, de maior partilha e tempo de retomar novo fôlego para o novo ano que se inicia.
Foi tempo de conviver e marcarmos presença diante de comunidades e pessoas diversas que se associaram ao nosso espírito e modo de sermos cristãos.
Foi tempo de fazer balanço, de continuarmos a confiar e a apostar.
Foi tempo de definitivamente se tomar consciência de que a OBRA só pode e deve ser de Deus. Será oportuno citar aqui as sábias palavras de Abraão para seu filho Isaac antes de chegarem ao monte do sacrifício: “ Deus providenciará, meu filho!”.
Na minha opinião a todos nós, perdoem-me se errar, compete-nos: Trabalhar, confiar, servir e amar. Para estes quatro desafios estou convicto de que:
Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a constroem”; mas é vontade nossa construir com o nosso Deus. Quem com Ele não junta, dispersa.
Quem poderá acrescentar um côvado que seja, à sua vida?”; mas reconhecemos que cada um de nós terá mais valor que as aves do céu, as flores e a erva do campo que de manhã reverdecem e à tarde murcham e secam. Valemos mais que muitos passarinhos…
Não se pode servir a dois Senhores. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, A nossa vontade é servir o Senhor, não como escravos mas antes como aqueles que conhecem o Pai celeste mediante o Seu Filho. Isso é possível sempre que se aceita o Verbo, Palavra incarnada, pondo em prática a Sua mensagem.
Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”. Este é o mandamento sempre novo. Vale mais que todos os holocaustos e sacrifícios. Só realizando este mandamento haveremos de conseguir ser discípulos em ordem a podermos receber como herança o Reino ao qual, constantemente, nos queremos entregar.

Guarda, 01-09-2015

_____________

P. Alfredo Pinheiro Neves

(Assistente Geral)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad