Avançar para o conteúdo principal

Mensagem do Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus para o mês de fevereiro. A cada um dos membros da Liga recomendamos para ler, meditar e viver...




O IMPORTANTE É SABER E RETRIBUIR MESMO…

Há cerca de um mês, coisa menos coisa, trocávamos entre nós as Boas Festas natalícias bem como formulávamos votos de próspero Ano Novo.
As crianças, adolescentes e adultos receberam e trocaram entre si presentes vários, como sinal de proximidade, de amizade, de amor e de carinho. Uns costumam designá-los por presentes do “Pai-Natal”, outros, sobretudo nós os cristãos e de harmonia com a nossa fé, designam-nos por presentes do “Menino Jesus”. Mesmo quem não recebeu prenda alguma, nem por isso deixou de se cumprimentar e de desejar aos mais próximos: saúde, paz, bem-estar e muito amor em Deus.
O nosso Deus ofereceu-nos a cada um de nós a Sua melhor prenda: O seu único Filho, o muito amado. Ele O envolveu com a nossa humanidade… Humanidade que Ele assumiu e simultaneamente redimiu de modo definitivo. Assim rezam as Escrituras: “ O Verbo encarnou e armou a Sua tenda no meio de nós”. Deste modo, o próprio Deus se fez presente, revelou-se visivelmente como “Emanuel” em toda a Sua plenitude. Que mais nos poderia Ele dar?! Com a Sua encarnação iniciou a entrega da Sua vida por nós.
Fê-lo de modo definitivo. Se historicamente isso aconteceu há dois mil anos e tal, a verdade é que ainda hoje o continua a realizar e nós o celebramos pela fé.
Talvez possa ser oportuno interrogarmo-nos se e como temos retribuído ao nosso Deus, Presente tão generoso?…; Já teremos respondido às “Boas Festas” de Deus Pai?
O Seu Filho foi constituído e livremente aceitou tornar-se nosso “presente” e a fonte de muitos mais “presentes”. Jesus Cristo, filho de Deus é a Verdade e a Paz. Ele nos restitui a paz e a graça perdida. Ele, sumo Bem, nos enche do seu amor: o bem supremo. Que temos nós oferecido ao nosso Deus? Só com a graça que continuamente Ele nos oferece, é que Lhe poderemos retribuir algo de digno, de bom e de verdadeiro.
Não hesito em ir buscar o convite de S. Paulo, formulado por ele, na carta aos Efésios:

“… que vos deveis renovar pela transformação do Espírito que anima a vossa mente; e que deveis revestir-vos do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade, próprias da verdade. Por isso, despi-vos da mentira e diga cada um a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros. (…) Nenhuma palavra desagradável saia da vossa boca, mas apenas a que for boa, que edifique, sempre que necessário, para que seja uma graça para aqueles que a escutam. E não ofendais o Espírito Santo de Deus, selo com o qual fostes marcados para o dia da redenção. Toda a espécie de azedume, raiva, ira, gritaria e injúria desapareça de vós, juntamente com toda a maldade. Sede, antes, bondosos uns para com os outros, compassivos; perdoai-vos mutuamente, como também Deus vos perdoou em Cristo”. (Ef. 4, 23 ss.)

Nesta altura, em que iremos celebrar a Festa da Apresentação do Senhor no Templo (a Candelária), que Ele seja para nós a fonte e o ícone do modo como sempre nos devemos apresentar e oferecer a Ele, na pessoa do Irmão.

Guarda, 01-02-2015

P. Alfredo Pinheiro Neves

(Assistente Geral)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad