Avançar para o conteúdo principal

Ao Senhor D. Manuel desejamos sucesso para os seus projetos e a todos os membros da comunidade deixamos a certeza de que estamos juntos no mesmo ideal !!!


Portugal: Bispo da Guarda a caminho de Angola
                                                                                          http://pt.radiovaticana.va/news/1125011


                  
D. Manuel Felício viaja este domingo a partir de Lisboa para a diocese angolana de Sumbe, uma deslocação de uma semana apoiada pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), criada pela Conferência Episcopal Portuguesa.
 A ideia é partilhar formas de ação no terreno para criar condições para a sustentabilidade e desenvolvimento do Centro Missionário D. João de Oliveira Matos promovido pela Liga dos Servos de Jesus na Diocese de Sumbe, uma diocese com cerca de 100 mil habitantes, mas com enormes carências que vão desde necessidades básicas como água potável a infra-estruturas, como estradas asfaltadas ou energia eléctrica.
Um projeto que é também um dos destinos da renúncia quaresmal deste ano da diocese da Guarda neste tempo litúrgico que D. Manuel Felício considera que deve ser vivenciado  com sentido de partilha, para “ir ao encontro das periferias”, na linha dos apelos do Papa Francisco

À Radio Vaticano, D. Manuel Felício diz ainda que é importante aprofundar uma relação de proximidade com as igrejas irmãs da lusofonia. Em entrevista ao jornalista Domingos Pinto, o bispo da Guarda começa por destacar os grandes objetivos desta deslocação a Angola.


No dia 22 de fevereiro  estiveram presentes no aeroporto de Lisboa o Assistente Geral e a Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus, acompanhados por familiares, amigos e  alguns membro da Liga num gesto de simpatia  para com o Senhor D. Manuel da Rocha Felício e os dois membros da Liga, a Ir. Conceição Alpendre e a Maria,  que foram continuar o trabalho na comunidade  da Kilenda.
 Ficam alguns flaxes da hora da despedida...   



                                                                           



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad