No passado sábado, dia 17, o Lar dona Isabel Trigueiros, onde se encontra uma comunidade de Servas Internas da Liga, recebeu uma recoleção orientada pelo Pe. Alfredo Neves, participada por cerca de 70 pessoas.
O encontro começou ao início da tarde, no espaço exterior. Aí foram-se percorrendo vários quadros de vida, que o orientador do encontro escolheu para este momento formativo de cariz espiritual numa dinâmica de D. João de Oliveira Matos, enquadrada na semana da vida. Em cada quadro fez-se leitura da Sagrada Escritura, cantou-se e rezou-se.O primeiro, que teve como símbolo o Círio, foi “A morte é vencida em Cristo”, o segundo foi o “Encontro com a discípula”, cujo símbolo foi um lençol, o terceiro lembrou o “Encontro em Tiberíades”, cujos sinais visíveis foram o braseiro e as redes, o quarto quadro foi a “reconciliação pelo Dom do Espírito”, simbolizado pela água.
Depois de este percurso feito no exterior, os participantes entraram para o espaço interior, nomeadamente para a capela da casa, cantando a sua alegria por irem ao encontro do Senhor, na esperança de semear a paz e o amor. Aí, como quinto quadro, foi celebrada Eucaristia, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento – que era já o sexto quadro – e que teve como mote “a Igreja ressuscitada em espera com Maria”. O sétimo quadro – “Uma Missão até quando o Senhor vier” – recordou o Jubileu que a Igreja se encontra a viver e, por tal, fez a oração preparada pelo Papa Francisco para esse acontecimento.Terminada esta Via Lucis, houve um momento de pausa, para de seguida, em sala, fazer uma preleção sobre diversos temas: mistérios luminosos, batismo de Jesus, bodas de Caná, anúncio do Reino, transfiguração e instituição da Eucaristia.
Comentários