Avançar para o conteúdo principal

Riqueza Espiritual e União no Retiro Anual da Liga dos Servos de Jesus

 Terminado o Retiro Anual da Liga dos Servos de Jesus no Centro de Espiritualidade Dom João de Oliveira Matos no Outeiro de S. Miguel (15 a 18 de julho), é com muita alegria que partilho o ambiente de riqueza espiritual, tranquilidade e oração vividos nestes dias de retiro com o tema : “DA SEDE... À FONTE”.

É enriquecedor a partilha de vivências entre servos internos e servos externos, pois somos a família dos Servos de Jesus e, como qualquer família, é bom haver momentos de oração, reflexão e partilha juntos. Este ano tivemos o privilégio de termos como orientador o padre Serafim Reis que, com a sua sabedoria, pedagogia e tranquilidade, conseguiu que fizéssemos, todos os dias, exercícios reflexivos e introspectivos à luz da Palavra de Deus, motivando-nos a sermos sinais vivos do Evangelho da Alegria.

Depois de cada módulo expositivo da manhã e da tarde, éramos convidados, a partir de sugestões e materiais concretos, a praticar individualmente a metodologia da lectio divina. No final de cada tarde, a Adoração - quase silenciosa, permitia-nos saborear aquele ambiente de intimidade com Jesus, ali presente na hóstia consagrada. O dia terminava, em conjunto, com a celebração sempre festiva da Eucaristia, presidida pelo conferencista e concelebrada pelo padre Manuel, Assistente da Liga dos Servos de Jesus, e a assembleia de quem fazia retiro ou de quem se juntava a nós, mesmo não estando no retiro.

No último dia, com a presença do Superior Geral da Liga, Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Felício - o nosso bispo, fomos alertados para a responsabilidade de irmos sempre à fonte e levarmos da água viva aos irmãos. Decerto que após este retiro, todos saímos mais enriquecidos, fortalecidos e motivados, implicados para sermos testemunhos, crescermos na fé e comprometermo-nos a fazer outros crescerem. Aguardamos que, após as chamadas férias de verão, novas oportunidades surjam e nos reencontremos para fazermos deste Centro de Espiritualidade uma verdadeira Escola de Fé Viva.

A nossa grande gratidão ao Reverendíssimo padre Serafim pela excelência das suas comunicações e ensinos. Ainda a todos aqueles que prepararam todos os materiais para estes dias, bem como a todas as quase quatro dezenas de pessoas que participaram com alegria em todos estes dias de estudo, reflexão e aprofundamento da Palavra de Deus.

Termino com um agradecimento muito especial às Irmãs do Outeiro de S. Miguel que nos acolheram com o habitual carinho, hospitalidade e sorriso. Façamos destes dias Fonte de Água Viva sempre a jorrar, fazendo do lema “É preciso que Jesus reine” uma realidade contínua nas nossas vidas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Despedida da Irmã Delfina, Fiél Serva de Jesus

  "A irmã Delfina Josefa Gonçalves Monteiro, nascida  na Quinta dos Prados, na freguesia das Panóias de Cima,  em 29 de setembro de 1944, brindou  o mundo com a sua presença por 79 anos  durante os quais teve  abertura à graça e busc ou a virtude. A segunda duma fratria  de 5 irmãos, foi muito dedicada aos pais, irmãos, sobrinhos e demais família.  Foi, dos irmãos, a primeira a partir que a descrevem como u m coração de bondade .  Partiu no passado dia 19 de fevereiro, após ser diagnosticada com um cancro disseminado. Com algumas consultas e internamentos recentes, as análises nada tinham acusado. Sabemos, portanto, ter sido um cancro com uma evolução galopante. Foi em 29 de julho de 1964 que ela deu os primeiros passos em direção à sua missão espiritual ao ingressar na Liga dos Servos de Jesus, no Outeiro de São Miguel. Desde então, sua peregrinação foi marcada pela dedicação discreta ao serviço de Deus e ao bem-estar daqueles ao seu redor. Dotada de uma personalidade gentil