Uma das perguntas que me fazia a mim mesmo e me assaltava cada vez que pensava no Sr. D. João, que era a curiosidade se o mesmo não teria feito visita pastoral em Valverde, foi hoje desfeita.
Esta dúvida advinha do desconhecimento que se percebe haver entre os Valverdenses sobre a vida e obra deste ilustre conterrâneo, o que me ajudava a construir a dúvida já enunciada. Será que o Venerável bispo ao visitar a quase totalidade das paróquias da Diocese, não visitou a sua terra Natal? Se sim, porque não há qualquer lembrança ou menção dessa passagem entre as pessoas mais velhas desta comunidade?
Grande foi a felicidade que se criou em mim ao perceber que o Sr. D. João regressou à sua terra para a visitar enquanto Bispo Auxiliar.
Ao consultar o arquivo do Apostolado da Oração desta paróquia, através de um dos livros de atas deste movimento ficamos a saber que na festa do Sagrado Coração de Jesus de 1944, “no primeiro domingo de outubro, sendo pregador do tríduo preparatório o Rev. Senhor Dr. Francisco Inácio Pereira dos Santos”, “houve bastante concorrência à pregação S. Ex.ª Rev.ma o Senhor D. João de Oliveira Matos”.
O visitador “chegou domingo às nove horas da manhã e saiu às sete da tarde. Celebrou a missa da comunhão geral, logo que chegou assistiu à missa solene, fez a visita ao cemitério às cinco horas da tarde, a seguir a visita à pia baptismal, altares e administrou o Santo Crisma a cento e sessenta e duas pessoas dos dois sexos. Aconselhou os pais a darem bom exemplo a seus filhos e convidou-os a alistarem-se na Acção Católica.”
Não chegando aos nosso dias testemunhos vivos desta passagem, passamos a ter um testemunho escrito, com a evidência de grande adesão popular.
Jorge Craveiro
Comentários