Avançar para o conteúdo principal

Dia 18 julho segundo dia de retiro

 Iniciámos o dia com a oração de Laudes e adoração ao Santíssimo Sacramento

Segundo momento do dia: Meditação sobre “O Mistério da Igreja” tal como ele nos é proposto pela Constituição Dogmática Lumen Gentium; o segundo capítulo, da referida Constituição, nos ajudou a refletir sobre “O Povo de Deus”.

Revisitámos as escrituras. Passagens bíblicas lidas: 1Cor 11, 25 e 12,7; 1 Ped 2, 9-10; Rom 4, 25; Mt 16, 13- 20; Mt 20, 28 Ef 5 ,32; que ajudaram e complementam os textos de apoio facultados pelo nosso Assistente rev padre Manuel Igreja Dinis.

Na continuação do primeiro dia de retiro, relembrámos a nossa condição e responsabilidade de batizados, pois somos membros da Igreja de Cristo. Jesus, a cabeça deste povo, morreu pelas nossas faltas e morreu para nossa justificação, mas reina agora nos Céus Rom 4, 25.

Após a pausa do almoço rezamos em conjunto, a hora intermédia: Noa.


Meditação sobre: “O Domingo - dia do Senhor” com 8 itens;

1. A celebração da obra do criador,

2. O sábado, repouso jubiloso do Criador,

3. A santificação do sétimo dia,

4. recordar para santificar,

5. A razão da passagem do sábado ao Domingo,

6. O dia da Nova Criação,

7. O oitavo dia - imagem da Eternidade,

8. O dia da fé - O dia de Cristo Luz.

Seguiu-se a Eucaristia com Vésperas e, às 21 horas, recitação do terço e Completas .

Que Deus nos ajude e nos molde no nosso dia-a-dia.

Este retiro está a ser mais uma oportunidade de crescimento interior.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad