Avançar para o conteúdo principal

24 de junho de 2023, solenidade do Nascimento de S João Batista

 A Liga dos Servos de Jesus (servos internos, externos, amigos e simpatizantes) acompanhados pelo nosso assistente, o reverendo padre Manuel Igreja, fizemos a nossa peregrinação, anual, ao Santuário de Fátima.

Saímos do Outeiro de S. Miguel às 7 horas.

No autocarro, a oração de Laudes foi cantada, que assim se rezava duas vezes: pelos que estavam e por aqueles que iam nas nossas intenções.

Fizemos uma paragem técnica de conforto, de 15 minutos, numa das áreas de serviço.

A Eucaristia. inicialmente prevista para ser concelebrada na Basílica da Santíssima Trindade, devido à temperatura excessiva e atendendo à especificidade do grupo, bem como à articulação com o terço do rosário, foi repensada e celebrou-se na capela da casa da Liga, em Fátima, no mesmo horário: 11 horas.

Muitos foram lembrados - Jorge Craveiro que celebrava nesses mesmo dia, e quase à mesma hora, o seu matrimónio, os que gostariam de estar connosco, e os que tinham pertencido à Liga dos Servos de Jesus mas que partiram antes de nós.

às 12 horas foi o almoço partilhado e, uma vez dentro de casa, no refeitório e à sombra, pois claro...

Depois, dirigimo-nos ao Santuário para, sob a orientação do assistente, a Liga dos Servos de Jesus se responsabilizar pela "Hora de Reparação ao Imaculado Coração de Maria", na Capelinha das Aparições que aconteceu, como previsto, pontualmente, às 14 horas .

16h30 foi o regresso à casa do Rosário de Fátima, para arrumar tudo, também para, debalde, tentar consumir tudo o que se tinha trazido para partilhar. 


Um dos amigos da Liga que viajava connosco fazia anos pelo que, um dos  momentos altos, no lanche da tarde, foi o apagar da vela após o cantar dos parabéns.

Deixámos Fátima. Entoou-se o cântico de despedida a Nossa Senhora, já no autocarro, seguido da oração de vésperas .

As opiniões que se foram recolhendo, na viagem de regresso, convergiram para o parecer de que foi um dia espiritual, rico de experiências e partilhas. 

Salientamos a integração de três simpatizantes que estão a fazer um caminho de oração, estudo,  conhecimento,  de interação, ajuda e discernimento no sentido de poderem dar o seu sim à adesão à Liga dos Servos Servos de Jesus no ramo - externos.

Agradecemos a todos os que participaram nesta peregrinação, muitos dos quais desempenhamos tarefas inestimáveis:

- a produção dos materiais escritos, em tempo oportuno, para revisão e sancionamento pelo Santuário de Fátima,

- disponibilidade para fazer as leituras, durante a Eucaristia e no terço da Reparação,

- ser sacristão, 

- colaborar ou orientar os cânticos na Eucaristia, na oração do terço e nos percursos de autocarro,

- disposição das mesas e higienização dos espaços para as refeições,

- ajudas às pessoas com mobilidade mais condicionada,

- etc, etc, etc.

Ao  Rev Padre Manuel Igreja Dinis o nosso muito obrigado pela orientação e apoio  que nos presta, sempre, sem nunca mostrar cansaço , ou desânimo.

Que Deus o ajude e o Senhor D .João interceda por si.  

E que  a saúde e a vitalidade não nos falte, a todos, para continuarmos a ser Servos de Jesus, enquanto Deus assim for servido.

25/06/2023 -  Madalena LSJ

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad