Avançar para o conteúdo principal

Encontro Quaresmal

 Quaresma - tempo especial de encontro com Deus .

Iniciámos o retiro quaresmal meditando e rezando com o cântico: "Ė Preciso Renascer" seguido da evocação do Espírito Santo. A sala já estava bem composta. Entretanto foi-se completando e chegou às quatro dezenas de servos internos, externos amigos e simpatizantes.

Iniciámos a reflexão e  desenvolvimento do tema Quaresma com recurso a escritos do Venerável Senhor D. João de Oliveira Matos, dos quais transcrevo esta ideia que fazia parte do guião elaborado pelo nosso Assistente o revendo Padre Manuel Igreja Dinis:

"E preciso renascer...precisamos que Deus, por Seu Filho, nos dispense as suas graças para ressuscitarmos com Cristo no tempo pascal. No santo tempo quaresmal a Igreja convida-nos a meditar sobre a Paixão de Jesus para despertar em nós a  dor provocada em Jesus pelos nossos pecados e o desejo ardente de os expiarmos com atos de penitência."

O tema e os apelos à mudança de vida e conversão foram evoluindo ao longo da sábia  e clara exposição feita pelo nosso Assistente, recorrendo sempre a textos bíblicos ( alguns exemplos: carta aos Filipenses 2, 6-11; Jo. 6, 53; Mt. 5, 11-12; Lc. 23, 34-45; Jo. 19, 26-27; Lc. 5, 32, Mt.6, 1-18).


A penitência como conversão de vida e a  necessidade atual da penitência foram algumas das notas que sobressaíram dado que a penitência "é uma virtude estranha na mentalidade de hoje". Muitas pessoas estão habituadas a fazerem tudo o que lhes dá prazer, e só o que lhes apetece. Sem responsabilidade, sem respeito pelo outro. É uma mentalidade ligada à perda do sentido de Deus e do pecado. Muitos perderam a noção que somos frágeis e sem Deus a nossa vida não tem verdadeiro sentido. 

Terminámos esta primeira parte com a oração de agradecimento a Jesus Fonte de Vida e a Sua mãe Maria Santíssima  .

Sem demora demos início, na Igreja, à Adoração Eucarística muito participada mas muito ordeira e com cânticos e textos repartidos pela assembleia que gostou de se sentir envolvida na oração.


Uma hora depois iniciou -se  a Eucaristia vespertina do II domingo da Quaresma. Reparámos que os familiares de alguns dos presentes se tinham  juntado  a nós, para celebrarem o domingo, aumentando assim o número inicial.

Terminámos a Santa Missa  entoando o cântico "Irmãos Convertei, o vosso coração à Boa Nova".

Oxalá ele tenha ficado a ecoar e a operar, em cada um de nós, a transfiguração que foi relatada  no Evangelho de hoje

Cumpre-nos agradecer o esforço do sr. padre Manuel , às Irmãs do Outeiro sempre disponíveis e com o sorriso e afabilidade bem como a todos os que participaram.

Repetimos, aqui, o o aviso feito pelo nosso Assistente, o próximo retiro aberto, no  Centro de Espiritualidade D João de Oliveira Matos, será no dia 1 de abril.


(Fotos e texto de Madalena Silva)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad