Avançar para o conteúdo principal

Foi hoje a sepultar a irmã Lurdes Jacinto

 Nascida na freguesia do Fundão, a 12 de maio, do ano de 1927, após alguns anos de doença, esteve ultimamente acolhida na Casa Abrigo São João de Deus. Da homilia do sr. bispo, D. Manuel da Rocha Felício, que presidiu à missa de corpo presente, na Guarda - Casa de Santa Luzia, na rua 31 de janeiro, retiramos o seguinte excerto:



"irmãos e irmãs, esta casa, onde nós nos encontramos, tem um simbolismo muito próprio para a irmã Lurdes. Aqui, teve a oportunidade de servir, e fê-lo muito bem, ao sr. D. Policarpo nos últimos anos da sua vida. Depois, serviu outros sacerdotes.

Estarmos, aqui, a celebrar a eucaristia de sufrágio, é fazer memória da sua vocação e da forma como ela, neste espaço, procurou interpretar a certeza de que: batizados em Cristo, com Ele ressuscitaremos para a Vida eterna.

A irmã Lurdes fê-lo, servindo, à maneira de Jesus. E é este servir, à maneira de Jesus, que nós desejamos que continue, nas nossas vidas e nas nossas escolhas.

Sabemos que estas opções, como a da irmã Lurdes, de especial consagração na vida da Igreja, são importantíssimas para que a evangelização se faça; e para que a Igreja se renove e se purifique, no espírito de Jesus.

Aqui, reunidos, rezamos por ela e, pelas comunidades onde estes ideais de serviço, de entrega e de amor aos irmãos, hão-de continuar a ser cultivados”.




Comentários

Madalena disse…
Gostei muito da homilia do nosso bispo Obrigada pela partilha Penso que será. Bom rekermis o texto pois nele há uma reflexão importante
Muito obrigada
Madalena


Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad