Avançar para o conteúdo principal

O Padre Manuel Igreja Dinis já preside ao “Centro de espiritualidade D. João de Oliveira Matos” com sede no Outeiro de São Miguel

 

Na eucaristia do dia 12 de fevereiro 2022, celebrada junto ao túmulo do sr. D. João, na presença de considerável número de fiéis sobretudo para estes tempos de pandemia, foi lido o Decreto do bispo diocesano que cria o “Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos”.


Tudo corria com dignidade e unção quando, no final da eucaristia, aconteceu um incidente.

O presidente da celebração, D. Manuel da Rocha Felício, perguntou baixinho ao P. Manuel Igreja se queria dizer algumas palavras; este declinou.

Riu-se o sr. bispo, visivelmente descontraído e feliz com a assessoria do concelebrante.

Mas, o microfone estava ligado e todos ouvimos! Ouvimos e meditámos que a hora e o ambiente eram propícios à interiorização.

O P. Manuel Igreja não quis chamar a atenção sobre si. E quando não quis falar.., falou! E foi eloquente. Com a sua aparente recusa, apenas verbal, a sua pessoa e presença, de pé junto ao altar, expressou: “Aqui estou, Senhor”.

Aos oitenta anos saiu da sua zona de conforto. Talvez não sinta a energia que julga necessária para começar algo novo, mas… sabe que é Deus quem salva; e quer ser instrumento dócil à Sua vontade.

Que magnífico discurso, e proferido sem articular palavras. No silêncio, foi ouvido por por todos.

Que perfeita sintonia com o carisma que nos foi deixado pelo venerável D. João de Oliveira Matos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad