Avançar para o conteúdo principal

No “Hoje Eterno”, ter-se-á já encontrado com o venerável, D. João de Oliveira Matos a quem considerava santo, por ter feito tantas pessoas santas.


MANUEL JOAQUIM GEADA PINTO, Sacerdote,

 (Rumo ao céu)



Manuel Joaquim Geada Pinto, natural da Orca, Fundão, aí nasceu no dia 05 de fevereiro de 1929. Era filho de um simpático casal e mais que simpático era verdadeiro casal cristão. Foram seus irmãos: José Joaquim Geada Pinto, sacerdote; António Geada Pinto, Servo Externo da Liga; Conceição Geada Pinto, Serva de Jesus e D. Clara. Presentemente vive entre nós o reverendo P. José Joaquim Geada Pinto.

Tendo feitos os seus estudos eclesiásticos foi ordenado no dia 29 de Julho de 1959. Após a sua ordenação passou pelos Seminários diocesanos de Fundão e Guarda onde lecionou. Foi professor na antiga Escola Industrial e Comercial, diretor artístico do Centro Cultural desta cidade onde dirigiu o Orfeão e um dos fundadores do Rancho folclórico.

Em 1954 chegou ao Outeiro de São Miguel onde conviveu de perto com o venerável D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus e outros notáveis que haviam abraço o mesmo ideal. Aí se manteve como baluarte do mesmo sobretudo após a morte do Senhor D. João em 1962. Tornou-se diretor Pedagógico da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca. Diretor do Jornal “Amigo da Verdade” veículo de evangelização e púlpito singular de D. João de Oliveira Matos. Completara há bem pouco tempo 68 anos de sacerdócio. Nomeado cónego por D. António dos Santos (26/01/1999, foi agraciado pelo presidente da Republica, Cavaco Silva, em 10 de Junho de 2014, juntamente com outras personalidades. Foi em nome da Instituição do Outeiro de São Miguel que aceitou receber esta condecoração.

O P. Geada acabou “de nos deixar”. Faleceu, no Hospital desta cidade da Guarda, dia 27 de dezembro, 2019. Foi hoje, dia 28 de dezembro, a sepultar no cemitério da Arrifana onde paroquiava há vários anos. O povo da Arrifana nutria por ele singular afeto e fez questão que ele fosse sepultado junto dos ‘seus’. Era comum, em datas significativas, homenageá-lo sempre.

Presidiu às cerimónias fúnebres o Prelado diocesano, D. Manuel da Rocha Felício. O mesmo fez questão de acompanhar os seus restos mortais até ao cemitério.

A Liturgia fúnebre presidida pelo Senhor Bispo, contou com a presença de muitos sacerdotes, diáconos, Liga dos Servos de Jesus (servos internos e servos externos), paroquianos da Arrifana e muita, muita gente, que se associou em oração de sufrágio.

 Os Cânticos tiveram carácter Festivo sendo parte deles da sua autoria. Assim, reunidos em Igreja, foi para louvar, bendizer, agradecer, adorar e aclamar a Trindade que o senhor P. Geada tanto se esforçou em A tornar conhecida e amada. Como salmo entoou-se a felicidade dos que caminham com o Senhor, dos que trilham Seus caminhos e de modo puro anunciam a Verdade. Só assim se pode levar ao altar o que, marcado pelo trabalho do homem, se tornará fermento e vida entregue aos irmãos. À Comunhão ouviu-se um hino ao Pão que é Jesus, fonte de vida e de união; um hino ao Pastor, caminho seguro, verdade e vida e que se abre para a ressurreição. Como cântico final, uma oração de apreço e gratidão num sincero ‘bem-haja, amigo’.

Retenho na minha memória a sua figura, o seu saber de tantos anos feito, as suas convicções e o seu testemunho enquanto Servo de Jesus sempre em busca do Reino. Retenho também comigo a sua última mensagem. Guardá-la-ei. Não sei se a minha ainda terá algum valor para ele. Talvez não… Não importa.

Também não me enganarei muito, quando o imagino, munido da última “tecnologia divina”, a sair do lugar que lhe está destinado e a ele voltar, assim que obtenha uma outra ‘perspetiva singular’, leia-se ‘fotografia’, do Mistério que Deus é em si; Assim procedeu tantas vezes e enquanto se celebravam os Mistérios Divinos. Depois ele a comentará apenas para si e, para si, a guardará eternamente, por ser ‘Amigo da Verdade’.

No “Hoje Eterno”, ter-se-á já encontrado com o venerável, D. João de Oliveira Matos a quem considerava santo, por ter feito tantas pessoas santas. Com muitos outros se encontrará e com os quais privou aqui na terra.

Certamente que, no “Hoje Eterno” e na “Alegria Plena”, glosando uma vez mais o salmo 144,9 dirá ao Deus uno e trino o seu poema:


TOCAREI PARA TI A HARPA DE DEZ CORDAS



Tocarei para Ti a Harpa de dez cordas,

para que o meu amor ressoe em plenitude;

os meus dedos, nas cordas, afloram-lhes as bordas,

e, ao som da harpa, eu te canto a minha juventude.



Nas dez cordas, senhor, eu vejo os teus preceitos

que em cada corda eu quero para ti fazer vibrar

cumprindo-os, um a um, com amor, sem preconceitos,

sabendo que eles são tua luz p’ra me guiar.



Adorar-te, meu Deus, e amar-te sem medida;

com respeito invocar o teu nome sagrado,

santificar o teu dia, que é o tempo da vida,

para viver, depois, contigo, lado a lado.



Honrar o pai e a mãe, os dos outros e os meus,

não causar dano ao corpo nem à alma que o vence,

ser casto por amor do reino dos céus,

não querer para mim o que aos outros pertence.



Detestar a mentira e dizer só a verdade,

ser puro nos desejos e nos pensamentos,

não cobiçar o alheio e, na caridade,

resumir, um por um, os teus dez mandamentos.



Vou tocar para Ti as dez cordas da harpa,

para que o meu amor ressoe em fabordão,

porque, depois que tu me atiraste a tua farpa,

não te posso negar meu pobre coração.



Tocarei para ti a harpa de dez cordas,

as fibras do meu ser dedilha-as Tu somente;

e, pois que do torpor Tu, meu senhor, me acordas,

quero mesmo viver contigo eternamente!




























Comentários

Vasco disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
um dia antes de partir te fui ver nessa cama do hospital, no tempo em que estivemos so os nossos olhares se fixaram, houve momento em que me quizeste falar, mas a mascara que usavas para te ajudar a respirar impediu que qualquer som pudesse sair, nem mesmo entendi os teus labios
como te disse e te pedi, nao vale a pena forcar, nos falamos atraves do olhar
os nossos olhares se fixaram
nesse momento em que tanto havia para dizer , mas que o tempo ja nao permitia
tanto que passei junto naquele escritorio e te ouvia atentamente
depois de ter deixado esta casa a oportunidade de poder repetir todo esse momento ficou para tras
tanto que teria para dizer tanto fico por viver mesmo que noutro tempo nos parecesse tanto
hoje nos deixas para sempre e partes para os bracos do pai
espero que nesse lado encontres o premio merecido que na eternidade possas finalmente contemplar o nosso Deus face a face
sabes o que representavas para mim , te disse ao ouvido
abanas te a cabeca quando uma pergunta eu fiz, estavas conciente ate ao ultimo suspiro
hoje fica o vazio em mim , o teu olhar rasgava e penetrava qualquer coracao
este adeus sera ate breve, nunca sera definitivo mas ate logo
como te disse no meu coracao ficaras para sempre ligado tam bem guardado neste cantinho
e agora so resta me lembrar dos momentos que partilhei contigo de tudo aquilo que contigo aprendi no homem que hoje sou
tiveste tanta influencia na minha formacao como homem
o nosso amor era incompreendido porque infelizmente a inveja tomou conta e assombrou tudo o resto
a 19 anos deixei de fazer parte fisica desta casa , mas os anos passados juntos nos aproximaram de uma maneira forte
hoje me arrependo de nao ter deixado passado tanto tempo
me afastei mergulhei no meu mundo envolto nas coisas desta vida
e perdi o meu maior amigo
sabes o quanto te queria, mas agarrado a coisas do passado me deixei vencer
hoje me arrependo quando podia ter vivido e deixei de viver
hoje nao te tenho por perto
mas te tenho dentro do meu coracao para sempre
se existe magoa por as coisas menos boas que aconteceram tenho a certeza que foi fruto de ambiente
e que as coisas boas que contigo tive foi fruto do teu coracao
te beijei na despedida antes de os nossos olhares se terem apagado, me despedi no momento, mas como sempre viveras dentro de mim
obrigado por tudo , o meu maior amigo, que um dia se deixou levar por a presao e o disse que disse como era habitual nesta nossa casa
padre Geada te peco desculpa, por me ter afastado nos anos em que podia ter estado por perto
mas nos os dois sabemos aquilo que no unia
te vi chorar , assim que entrei no teu quarto do hospital , nao estarias a espera
mas apareci nao para te dizer adeus , mas ate um dia
como te disse , estaras sempre no meu coracao

obrigado

vasco em arrifana

ate sempre amigo, que Deus te de tudo de bom e no silencio do teu sono encontres a alegria de poder olhar o Deus face a face num olhar meigo aonde a ternura espalha todo o amor do mundo
vale a pena viver quando na vida conseguimos impor a diferenca atraves do amor

que sera do meu Outeiro, quando a cortina se fechar
que responsabilidade temos nos para impedir que isso aconteca
que posso eu fazer por ti, para que esta casa possa continuar a espalhar o perfume de uma primavera eterna
tantas almas aqui eu conheci e com elas eu aprend
ao ver as irmas desaparecerem sou eu tambem que vou morrendo aos poucos
tantos anos vivi nesta casa e os lacos que me unem a ela seram para toda a vida
quem podera assegurar o bom funcionamemto desta casa cujo o Carisma do seu fundador possa dar fruto
que responsabilidade temos cada um de nos para que possamos ajudar a nao deixar cair esta casa
solto um grito de dor ao ver tanta coisa acontecer
é impossivel alguem que nao recebeu o carisma do Senhor Dom Joao possa fazer milagres
viver esta casa é algo que nos esta no sangue que no foi transmitido pelas irmas e o Senhor Padre Geada
é importante nao deixar cair esta casa , e de a fazer avancar no tempo
ela que foi feita para sempre e nao para uns anos apenas
esta casa , sera sempre um pouco de mim mesmo
porque me habituei amar
meu Outeiro, luta por te manteres de pé luta por te manteres vivo

vasco , arrifana


obrigado por existires
Vasco disse…
Agora que partiste a nossa casa não tem um padre que de a santa missa as nossas irmãs habituadas a ter um sacerdote a tempo inteiro peço ao Nosso Bispo que encontre uma solução rápida para que as irmãs e está nossa casa possa voltar a ter um sacerdote que assegure aquilo que foi prática durante tantos anos as irmãs e está nossa casa não pode deixar de ter um sacerdote a tempo inteiro
Por favor Senhor Bispo resolva o problema temos nesta capela sepultado o Nosso Santo Senhor Dom João de Oliveira Matos continuar a sua obra impõem que não deixamos cair aquilo que sempre foi a bandeira desta casa a eucaristia diária
Por favor em nome de alguém que ama as irmãs e está casa lhe peço por favor encontre uma solução rápida

Obrigada

Vasco em Suisse

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad