Avançar para o conteúdo principal

O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento...

                                               


                                                                                   

UM TEMPO PECULIAR DE SALVAÇÃO
Mês de Junho. Ainda que nos passe despercebido, este mês marca o meio do ano civil. Sem nos darmos conta, o tempo “sumiu-se”. Não voltará atrás. Celebrada a Páscoa há mais de quarenta dias, entramos em junho celebrando a festa da “Ascensão do Senhor”. Brevemente, ocorrerá a Festa do Pentecostes. Será o Tempo dedicado á força do Espírito Santo. É tempo de ir, de anunciar, de fazer crescer, de renovar, de agir, de saber esperar e de recolher, com alegria, os frutos oferecidos pela Bondade do Senhor. Assim damos relevo ao designado, Tempo Comum. Mas estes domingos que se seguem ao Pentecostes devem ser marcados como tempo do Testemunho, da Vida, do Amor e da Paz.
Do testemunho, pois Deus permanece ressuscitado em mim, na família, na comunidade a que pertenço e na Igreja, que manifesta, com alegria, a sua conversão diária e a sua fidelidade à Graça. -mal irá se assim não for.
Da vida, que caminha sempre, vida que é fonte de renovação, vida que deve ser serviço, disponibilidade, aceitação e realização.
De amor. Amor que é nome próprio do nosso Deus. Amor, que mais que cantado por poetas, é saboreado pelas pessoas mais generosas, mediante a atenção que prestam aos necessitados. Mas o amor mais sublime é aquele que nos configura ao Amor do próprio Deus para connosco. Quem melhor fala e escreve sobre ele é o apóstolo Paulo:
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou. Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita.
O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. (1ª Cor. 13, 1 ss.).  
Deus é mesmo assim e cada cristão, cada pessoa, cada um de nós, deve procurar identificar-se com este Deus Amor.
De paz. Da paz que é própria de Deus. Da paz que significa bênção divina. Da paz resultante da presença de Deus connosco. Paz que é fruto de mútua confiança. Paz gerada por uma  entrega generosa ao Amor. Paz pela certeza de uma herança peculiar e sem fim. Paz que é dinamismo. Paz que é entrega constante aos desafios de cada momento. Paz inerente à experiência de quem  contou sempre com Ele e não ficou desiludido
Há pois, um caminho a percorrer. Irá ser muito rápido. Tempo muito breve, pois o tempo não corre, antes “voa”. Só Deus Tem todo o tempo. Por isso a Eternidade e sobretudo Deus são para sempre. Continuemos a viver, ainda mais, n’Ele e para Ele.





Guarda, 01-06-2019
Assistente Geral
________________
P. Alfredo Pinheiro Neves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima