Avançar para o conteúdo principal

A palavra"feliz" ou "bem-aventurado" torna-se sinónimo de "santo", porque expressa que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua Palavra alcança, na doação de si mesma, a verdadira felicidade.


     




  RETIRO NA CASA MÃE DA LIGA – ROCHOSO - GUARDA

No dia 19 de janeiro de 2019, realizou-se mais um encontro de formação espiritual para Servos internos e externos da Liga doas Servos de Jesus. O local foi a aldeia do Rochoso, na casa que serviu de “Berço” ao nascimento  desta Associação de Fiéis designada por Liga dos Servos de Jesus e  fundada por D. João de Oliveira Matos  em fevereiro de 1924.

 Orientou os trabalhos o Senhor Padre Paulo José Sequeira Figueiró. O tema teve por base a Exortação Apostólica do Papa Francisco “ Guadete et Exsultate”1º capítulo: O chamamento à Santidade.

O Papa pretende  que fique bem vincada a nota da “alegria”; daí o nome da Exortação:  “ Alegrai -  vos  e Exultai”.

É uma exortação à Santidade. O chamamento à Santidade é para todos e é desde sempre. O pai dos crentes, Abraão, é já exemplo disso mesmo:

 “Anda na minha presença e sê perfeito…; Para ser santo vive na minha presença”… (Gén. 12); Aprender a dar a vida… abdicar de tudo… Ser Santo não é outra coisa senão o Amor. O Amor só tem uma forma ainda mais rica: “ Tríduo Pascal: - quinta-feira santa; - sexta-feira santa; - Domingo da Ressurreição”. O Amor implica dar a vida… morrer para que os outros vivam.

Após a primeira conferência, às 12 horas, celebrou-se a Eucaristia. Seguiu-se o almoço. Tempo de convívio fraterno e alegria na partilha dos alimentos e na troca de conhecimentos. Celebrámos o aniversário de uma das irmãs presentes. Parabéns, irmã.

Pelas catorze horas e trinta um novo tema: «Dois Inimigos subtis da Santidade»

O Gnosticismo atual que podem ler para conhecer melhor na página 24 da Exortação e o

   Pelagianismo atual – na pag. 29. Dois temas para conhecer e não nos deixarmos contaminar por estas ideias.

Quando Deus se dirige a Abraão diz-lhe: «Eu sou o Deus supremo. Anda na minha presença e sê perfeito».Para sermos perfeitos como é do Seu agrado, precisamos de viver humildemente na presença d’Ele, envolvidos pela Sua glória; necessitamos de andar em união com Ele reconhecendo o Seu Amor constante na nossa vida.

Pelas 15h e 15m seguiu-se um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento…


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad