Avançar para o conteúdo principal

Para os dias bons: sorrisos; para os dias ruins : paciência; para todos os dias : Fé

 
 

 
REENCONTRO DE ANTIGAS ALUNAS
LAR D. ISABEL TRIGUEIROS
Por iniciativa de algumas antigas alunas do Lar  D. Isabel Trigueiros – Fundão, realizou-se no passado dia 16 de Julho  de 2016, o primeiro reencontro de antigas “meninas”.
Tudo preparado ao pormenor nos dias anteriores, os “convivas” começaram a chegar, pelas 15.30 horas, à sua “casa”. O calor era mais que muito mas não o suficiente que ultrapassasse o calor humano com que se cumprimentaram e mutuamente se receberam. Cada qual fazia-se acompanhar da sua família.


Os filhos, alguns bem crescidos, eram “cartão-de-visita” nos quais as mães e pais se reviam


O tempo não parava e a celebração eucarística agendada para as 16.00 horas iniciou-se bem perto das 17.00 horas. Preparada primorosamente fez-nos reviver tantas outras levadas a cabo durante a juventude. As Leituras, os Cânticos, as Saudações, Os Agradecimentos e muita emoção fizeram-se rezar. Deus e Sua mãe marcaram presença tendo sido os primeiros a chegarem e os sempre disponíveis a partir com todas as que  iam  partindo sem deixarem de estar com as que ficavam.
Presidiu ao encontro o Senhor  Padre Alfredo Pinheiro Neves que durante tantos anos foi acompanhando os diferentes grupos dessa casa. Presente também o Senhor  Padre Nuno Maria que, em tempos idos, marcou também os mesmos grupos com a sua presença amiga.


 
A partilha da Liturgia da Palavra desse dia não foi demorada. Uma saudação, a necessidade bem premente de um verdadeiro e mútuo acolhimento à maneira de Abraão, a necessidade de nos deixarmos nortear pelas diferentes, mas complementares atitudes de “Marta, Maria e Lázaro”, uma saudação à Ir. Helena que não deixou de ser também um dos polos motivadores deste encontro. Houve tempo para uma referência à missão do Senhor  D. João de Oliveira Matos  e à Liga dos Servos de Jesus. O Senhor  Padre Nuno Maria saudou também todos os presentes a quem desejou as melhores bênçãos de Deus.



                                                                              Terminada esta   refeição espiritual e depois de a ir. Helena ter feito solene agradecimento, passou-se a uma outra refeição, agora na “sala de baixo”, ricamente servida. O tempo corria veloz. Nem a comida nos “tapava a boca”. Abundância e sabores muito diversos foram a ementa ideal. Comeu-se e bebeu-se bem e muito sobejou.

Refeitos assim fisicamente houve espaço para refazer as saudades de tempos idos e que “não voltam mais”. Um “Power point” foi ajuda preciosa para tal. Depois  tive de me ausentar. Se continuasse a escrever, não seria fiel ao que se terá passado. Mas não posso deixar de imaginar: A felicidade do reencontro, a alegria constante e as teimosas “lágrimas” que nos acompanham sempre terão marcado presença também. Sei ainda que todas as irmãs presentes e ,sobretudo a Liga dos Servos de Jesus,  ficaram emocionadas e felizes. Eu também, confesso...
Não deixo de apelar a novos reencontros porque vos mereceis e os mereceis também. Não ficaram esquecidas as que não puderam vir.
Três palavras a terminar: Uma palavra de gratidão pela realização do evento e outra de parabéns à organização e apoio logístico. A última, por que primeira, de Louvor a Deus e Sua mãe que assim o permitiram.                                    


REENCONTRO – AGRADECIMENTO À IRMÃ HELENA
É com enorme prazer que agradecemos a presença e participação de todas vós “amigas do Lar D. Isabel Trigueiros”, da irmã Josefa, irmã Irene, e em especial ao Senhor Pe. Alfredo, do Senhor Pe. Nuno, irmã Graça, irmã Jesus e à irmã Lurdes que apesar da agenda muito preenchida, nos presentearam com a sua presença, o que para nós tem um valor inestimável. Por fim e para que tenha o lugar do merecido destaque, saudamos a irmã Helena, pela pessoa maravilhosa que é e pela obra que tem perpetuado.
A ideia deste primeiro reencontro, surgiu no momento em que olhávamos umas fotos antigas, e nos inundou aquela imensa saudade, em que a vida foi tão boa de ser vivida, os momentos que não queríamos que acabassem e os lugares de onde não queríamos sair. 
Hoje temos a oportunidade de recordar as nossas lembranças, e reatar antigas amizades, partilhar momentos especiais com pessoas especiais; um reencontro com as nossas lembranças. Como uma velha amiga escreveu e muito bem no nosso grupo secreto do facebook, e passo a citar:
“Que saudades! Que grande família! Rimos, choramos… e no meio de risos e gargalhadas criaram-se laços de amizade, de companheirismo, de carinho, enfim um mundo rico em sentimentos que nos ajudaram a crescer e a ser um pouco do que somos hoje. Recordo com muito carinho esse tempo”.
Irmã Helena, hoje estamos aqui para lhe prestar esta humilde, mas sincera homenagem. Não existem palavras suficientes e significativas que nos permitam agradecer-lhe com justiça e o devido merecimento. No entanto, esta comunhão de sentimentos, emoções, alegrias, risos e partilha de experiências, levou-nos a um sentimento bem maior e verdadeiro, a gratidão. Sensação tão agradável… Cresceu onde sementinhas foram lançadas… quando partilhou o seu tempo, o seu exemplo, as suas sábias palavras de carinho, o sorriso amigo, o abraço reconfortante, o incentivo, a sua preocupação; guardou os nossos segredos, perdoou as nossas ofensas; foi um apoio incondicional, uma verdadeira lição de vida.
Estes gestos fazem-nos perceber o quanto algumas pessoas são especiais e sabem transformar pequenos instantes em grandes momentos, tornando pessoas simples em afortunadas.
Saudamo-la com aquele abraço, que nos une na saudade, na força e na vontade de afirmarmos, em todas as ocasiões, o quão agradável foi por aqui passar.
Obrigada !!!
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad