Hoje, vinte e nove de agosto, foi o primeiro dia da celebração da festa anual da Liga dos Servos de Jesus.
Após as boas-vindas e o acolhimento na Casa de Santa Luzia, na Guarda, fomos brindados com a conferência do Reverendo Padre Paulo Figueiró, subordinada ao tema Esperança. Neste ano jubilar, nunca é demais abordar este tema. A encíclica Spe Salvi (Salvos na Esperança), a bula do Papa Francisco Spes non confundit (A Esperança não engana) e alguns textos da Sagrada Escritura foram a base que sustentou a reflexão do preletor.
Recordámos, ao longo da excelente comunicação, a “doença social” que assola o mundo: a falta de esperança. Os seus sintomas manifestam-se, por exemplo, nas guerras; no número crescente de refugiados que se deslocam entre continentes por terem perdido a esperança nas suas terras e procurarem fora aquilo que, muitas vezes, não encontram; na falta de emprego ou no emprego precário; nas crises familiares, conjugais e nas relações humanas; e na baixa natalidade.
A esperança, como dom de Deus, é algo que não vem de fora. É uma das três virtudes teologais (fé, esperança e caridade), concedidas com liberdade através do batismo. Face a esta realidade, pergunto-me: o que faço com o dom da esperança? Uso-o? Guardo-o? Aplico-o segundo quatro parâmetros — aquilo que sou, aquilo que faço, no sofrimento, na alegria — ou fico passivamente à espera que algo aconteça?
Foi muito interessante refletir sobre esta realidade, arrepiar caminho e cultivar a esperança como certeza de que Deus nos ama tal como somos, estando sempre disponível para nos facultar a âncora que nos conduz à salvação.
Concluída a conferência e após uma breve pausa para retemperar energias com uma água fresca e uns saborosos bolinhos, seguiu-se a Peregrinação Jubilar, com mais de uma centena de participantes, até à Sé Catedral, já com a presença do nosso bispo, Dom José Pereira.
Às 18 horas foi celebrada a Eucaristia, na memória de São João Batista, seguida de Adoração Eucarística também na Sé, continuando depois nas diversas casas da Liga.
O nosso obrigada a todos os que hoje quiseram participar ativamente.
Comentários