Avançar para o conteúdo principal

UMA INSCRIÇÃO MAIS QUE NECESSÁRIA...


Folheando a Bíblia, não nos é difícil encontrar reis ou profetas preocupados em obter o número exato dos seus vassalos ou do povo de Deus. Acontecia isso quase sempre antes ou depois das batalhas. Quando estas eram desfavoráveis a Israel o texto bíblico termina dizendo: “ … e pereceram muitos em Israel”.
Ainda não há muito, andámos e andamos atarefados para saber o número exato das vítimas da tragédia de Pedrogão Grande e outras povoações em redor; também agora nas “idas e vindas” de férias se contabilizam o número de acidentes, dos mortos e dos feridos; nos jornais e noticiários aparecem todos os tipos de estatísticas.
Realmente entretemo-nos muito a fazer contas. Depois das eleições, estas estão para breve, todos os partidos políticos apresentarão os resultados conjugando as previsões e a realidade obtida. Todos contarão as “sua espingardas”. Foi feito ainda há pouco o elenco do material bélico desaparecido na base militar de Tancos. São contas e mais contas. Até parece o fado de Amália Rodrigues cujas contas também não dão certo…; são em milhares de euros as contas relativas às transferências de atletas. Assim vai o mundo do futebol. Resta-nos ainda as contas que temos de fazer à nossa vida… Seja-me permitido afirmar o seguinte:
São bem diferentes as contas do nosso Deus. Estas raramente coincidem com as nossas. O nosso Deus parece não gostar muito dos nossos números. “Desagradou a Deus a ação de David recensear o seu povo….” (1º Crón. 21,1 ss.);
Quando perguntaram a Jesus se eram muitos os que se salvariam (Lc. 13,23) Ele mesmo ultrapassou a pergunta respondendo de um modo que ninguém esperava: “Alegrai-vos antes porque o vosso nome se encontra inscrito no livro da vida, no Céus” (Lc. 10,19; Ap. 21,7).
Gosto de me pôr a pensar: Como será tal livro? que formato terá? Um rolo? Em folhas A4? Ou folhas A5? Com que caracteres se apresentarão os nomes? Em Árabe ou em escrita cuneiforme? Em chinês, ou hindu? Qual o material de tinta? Que tipo de caneta, de pena ou esferográfica será utilizada? Não será antes a lazer? Será mesmo assim como Jesus disse? Talvez tenha sido apenas um modo de ensinar… uma parábola… uma história… um modo de dizer… demos asas à nossa imaginação. Não haverá mal algum.
No fundo todos nós sabemos que existe apenas uma única Palavra (O VERBO); Há uma só maneira de a escrever (ENCARNAÇÃO); Uma só maneira de ela se visualizar (PAIXÃO-MORTE-RESSURREIÇÃO); Uma só maneira de a rezarmos (COM O ESPÍRITO SANTO); Uma só maneira de ela se eternizar em nós (O REINO DE DEUS).
É só neste contexto que nós somos, existimos, e nos realizamos. É só deste modo que cada um de nós se identifica e se distingue dos demais. Só assim poderemos engrandecer o louvor do nosso Deus que se visualiza também nas diferentes pessoas objeto do amor divino. Só assim temos razão de ter e o nosso nome no Livro da Vida.
A salvação é única para todos e quando cada qual a aceita grava indelevelmente o seu nome, o seu existir, a sua pessoa no amor e na misericórdia infinita da Trindade que é o nosso Deus. No livro que é VIDA…

Guarda 01-08-2017

_______________________

P. Alfredo Pinheiro Neves

Assistente Geral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...