O Padre José Soares Coelho foi colaborador próximo da obra de D. João de Oliveira Matos, sendo presença habitual nas Festas da Liga dos Servos de Jesus. Nos últimos anos, viveu no Centro de Acolhimento São João de Deus, na Guarda — mais um sinal da sua ligação profunda à espiritualidade da Liga.
Como já outros órgãos de comunicação resumiram: Foi ordenado
sacerdote a 2 de abril de 1949, na Covilhã, pelo então Bispo da
Guarda, D. Domingos da Silva Gonçalves, celebrando a sua primeira
Missa em Fiães, a 19 de abril de 1949.
Ao longo de mais de sete décadas de serviço pastoral, exerceu o seu ministério em várias paróquias da Diocese, entre as quais:
-
Lagarinhos e Rio Torto;
-
Rio Torto e Nespereira;
-
Paranhos da Beira e Tourais;
-
Girabolhos
Poucos saberão, mas este sacerdote foi também chamado, por escolha direta do bispo, a exercer o delicado ministério de exorcista, rezando e impondo as mãos em nome de Cristo, junto de pessoas que buscavam libertação e paz interior.
Em março de 2024, no Seminário de Gouveia, celebrou o seu centenário rodeado de gratidão e carinho. Foi lembrado como um “farol de esperança e exemplo vivo de vida dedicada ao serviço e à devoção”.
A Missa exequial foi celebrada este sábado, dia 13, na Igreja Paroquial de Rio Torto, presidida por D. José Miguel. No final o sr. D. Manuel Felício, recém-chegado de Angola, deu o seu testemunho emocionado, de quem o conhecia bem, destacando o seu zelo, como era aberto às pessoas e prestável, um testemunho vivo de que Deus é Amor.
Rezemos em ação de graças pela sua vida longa e frutuosa.

Comentários