Hoje, 14 de julho de 2025, no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos, no Outeiro de São Miguel, iniciou-se o retiro anual da Liga dos Servos de Jesus – Servas internas, externos, amigos e simpatizantes.
Os Exercícios Espirituais começaram cerca das 9h30 com a Liturgia das Horas – Hora Intermédia.
Este ano, o retiro é orientado pelo Reitor do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, o cónego António Jorge Santos Almeida, sucintamente apresentado pela Coordenadora Geral da Liga dos Servos, Irmã Irene Fonseca, como sendo também:
Vice-Reitor do Seminário Maior de Viseu
Membro do Cabido da Sé de Viseu e do Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu
Cónego Penitenciário
Membro da Comissão Diocesana para os trabalhos do Sínodo dos Bispos 2024
Após esta apresentação, cada um dos presentes fez a sua própria apresentação. O orientador comunicou ao grupo pequenos reajustes de horário e atividades ao longo do dia.
O tema do retiro vai incidir sobre esta linha de pensamento: Abraçar o Futuro com Esperança
Assim, ao som do Hino do Jubileu, iniciaram-se os trabalhos e a primeira palestra nesta caminhada espiritual do retiro:
SILÊNCIO – ORAÇÃO – FÉ – AMOR – SERVIÇO – PAZ
Cerca das 12h, celebrámos a Eucaristia. Como se tinha refletido muito sobre o valor do abraço, foi precisamente no momento do abraço da Paz que as emoções se fizeram sentir à flor da pele, com um tempo mais alargado do que é habitual.
Seguiu-se a pausa para almoço e tempo livre, reservado para os momentos individuais de recolhimento, escuta interior e (re)encontro com Deus.
A seguir à nova preleção, visualizámos um excerto do filme Os Miseráveis, de Victor Hugo, e passámos à interação e à dinâmica do coração de papel. Foi interessante observar a dificuldade de muitos dos presentes em compreenderem a relação entre as fases do trabalho e a sua conclusão final.
Cerca das 18h, vivemos um momento de Adoração Eucarística.
Com o silêncio possível e conveniente, despedimo-nos com serenidade e regressamos amanhã e depois.
Comentários