Apresentação da Coletânea de Cânticos do Revº Sr. Cónego Manuel Joaquim Geada Pinto no Outeiro de São Miguel
Às 16h, em ponto, deu-se início à Eucaristia presidida por Sua Ex a. Reverendíssima, o nosso Bispo e Superior da Liga, ladeado por mais de uma dezena de presbíteros, além de outros presentes na assembleia.
Iniciou a sua homilia cumprimentando todos os presentes e deu especial ênfase à presença do Rev. Padre José Geada, convidando-o a falar sobre o seu irmão, Manuel, como símbolo do Outeiro de São Miguel.
De modo breve, fez referência ao livro de cânticos "Na presença dos Anjos vos louvarei, Senhor" e à sua inclusão na programação das comemorações dos 825 anos da Cidade da Guarda.
Posto isto, o nosso Bispo brindou-nos com uma reflexão aprofundada sobre as leituras da celebração do Dia de Cristo Rei, realçando que o verdadeiro poder é aquele vivido em serviço, como Jesus nos ensinou e como deve ser em cada um de nós.
Qual o caminho a seguir? Este local, como escola que é, continua a ensinar-nos esta verdade: a verdade que é Jesus.
Frisou ainda na sua homilia que hoje se viveu também a Jornada Mundial da Juventude nas dioceses, e daí a importância de estarmos atentos às escolhas conscientes dos jovens e de nós próprios. O Papa tem defendido os pactos educativos. Estamos num local onde isso é possível e desejável que aconteça. Sejamos perseverantes a seguir os caminhos que Deus nos aponta.O coro executou todas as peças litúrgicas selecionadas para a Santa Eucaristia com muita qualidade, transportando-nos para uma vivência celestial. Decerto que o nosso estimado Cônego Geada Pinto exultou hoje de alegria e júbilo junto do Senhor, Rei do Universo.
Coube à Irmã Irene Fonseca, Coordenadora da Liga dos Servos de Jesus, fazer a contextualização de diferentes momentos do dia:
Uma apresentação sumária da obra;
Um convite ao Rev. Padre José para explicitar aquilo que ele achasse conveniente, partilhando com os presentes a emoção sentida, o processo, as dificuldades em localizar e compilar tanto material do legado do seu irmão, o Sr. Cónego Manuel, e, no final, a alegria pela concretização deste sonho;
Um agradecimento à autarquia pela presença do Sr. Presidente da Câmara, do Presidente da Assembleia Municipal, dos Presidentes das Juntas de Freguesia da Guarda e de Arrifana, do Vigário Geral da Diocese, de presbíteros, de elementos da Liga (servos internos e externos), de amigos e de elementos do coro.
O Padre José Geada elogiou o trabalho eloquente e árduo da Irmã Gaspar (neste momento foi pedida uma salva de palmas à falecida Irmã Gaspar), que facilitou e possibilitou a recolha das músicas. A irmã tinha envelopes guardados com as partituras que hoje fazem parte da coletânea apresentada. O Senhor Padre José aconselhou que estas músicas sejam usadas por todos nas celebrações.
O Presidente da Câmara da Guarda tomou a palavra, elogiando e agradecendo à instituição o seu excelente trabalho educacional e ao Senhor Padre José todo o esforço para que a Liga dos Servos de Jesus pudesse receber tão elogioso legado.
Tomou a palavra também um antigo servo, Joaquim Gonçalves, de 91
anos, que, com muita emoção, falou do seu percurso no Outeiro
durante sete anos efetivos e muitos outros a passar férias. Recordou
que, quando chegou ao Outeiro, foi recebido pela Sra. D. Palmira e
pelo Sr. D. João.
No final, o nosso Bispo agradeceu a dedicação de toda a família Geada Pinto, destacando o talento musical evidente em vários familiares. Anunciou ainda o porto de honra, para reconfortar o estômago e criar um ambiente de convívio festivo.
Registou-se o grande número de participantes (servos internos,
externos, presbíteros, amigos, simpatizantes e funcionários), que
ultrapassou bem uma centena. Todos vivemos este dia com muito brilho
e festa, neste que foi o dia de Cristo Rei.
Comentários