Avançar para o conteúdo principal

A Liga dos Servos de Jesus celebrou o seu Centenário

A obra fundada pelo Venerável João de Oliveira Matos teve o ponto alto das comemorações do seu Centenário no passado Domingo na Sé Catedral da Guarda e no Outeiro de São Miguel.

Pelas 16h00 a Igreja-mãe da Diocese encontrava-se totalmente preenchida pelo Povo de Deus que, dos mais variados pontos, ali acorreram para celebrar a Missa de Ação de Graças por este centenário que foi presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada por cerca de quarenta sacerdotes e dez diáconos.

Na sua homilia, D. Manuel, depois de fazer referência ao Tempo da Quaresma que estamos a viver, afirmou que “a Liga é, sem dúvida, um extraordinário dom de Deus à Igreja e em particular à nossa Diocese da Guarda” e considerou que as comemorações do centenário “tem de servir para a Liga dos Servos de Jesus, por um lado, revisitar a sua identidade e missão que estão espelhadas no documento fundacional e por outro, olhar em frente e ver que respostas é necessário dar às novas situações da Igreja e do mundo que requerem a sua ação continuada”. 

De seguida, o prelado convidou a Assembleia a com ele revisitar a referida ata fundacional do retiro da Lageosa, que iniciou a 11 de fevereiro e terminou 17 do mesmo mês de 1924 e que foi participado por 25 senhoras.


Numa perspetiva de futuro, considerou “normal que o carisma da Liga, procurando sempre manter a fidelidade às origens, vá procurando ler e interpretar as novas interpelações que lhe faz a atualidade da vida da Igreja e do mundo”, pelo que “convém ter sempre presente o exemplo do Fundador, que nada decidiu de ânimo leve, mas rezou longamente e fez consultas várias”.


No final da Missa usou da palavra a coordenadora geral dos Servos internos, Ir. Irene Fonseca, para agradecer a todos a presença e contributo para as comemorações vividas e deixou expresso que a Liga continuará, até que Deus queira, a servir a Igreja e os mais necessitados.

Terminada a celebração Eucarística, seguiu-se o “complemento”, tendo os participantes rumado ao Outeiro de São Miguel, onde, junto ao tumulo do Fundador, foram presenteados por um magnifico momento musical proporcionado pelas crianças e professores das várias valências daquela Instituição. Depois da Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, ter usado da palavra teve lugar um porto de honra.


Jorge Craveiro (Conselho da Liga dos Servos de Jesus - Ramo externos)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad