Avançar para o conteúdo principal

Reviver o percurso vivencial de D. João de Oliveira Matos...

 
 
 
A Casa-Museu D. João de Oliveira Matos  , em Valverde, concelho do Fundão, ocupa o espaço onde nasceu D. João  a 01 de março de 1879 e foi inaugurada  em 16 -09-2004. D. João morreu no Outeiro de São Miguel- Guarda, a 29 de agosto de 1962.
Este espaço museográfico pretende mostrar a Vida e Obra de D. João que foi Bispo Auxiliar da diocese da Guarda, fundador da Liga dos Servos de Jesus e uma das mais emblemáticas figuras da sociedade  portuguesa desde finais do séc. XIX até meados do séc. XX.
 
O projeto museológico, concebido pela Câmara Municipal do Fundão, propõe uma viagem cronológica ao redor do percurso vivencial de D. João de Oliveira Matos. Foi para reviver este percurso que este grupo, todos familiares de D. João, se deslocaram de Lisboa a Valverde no dia 28 de novembro de 2015.
Familiares de D. João  de Oliveira Matos
Recordamos o texto  elaborado por Paula Brito em 16 de fevereiro de 2015 e transmitido pela Rádio Cova da Beira com o título «ESTÁ PARA BREVE»
«O bispo da diocese da Guarda aguarda a qualquer momento que o Vaticano declare a santidade de D. João Oliveira Matos, reconhecendo a autenticidade do milagre que conduzirá o antigo bispo auxiliar da Guarda, natural de Valverde, no concelho do Fundão, à beatificação. O último dos dois requisitos necessários, depois de, em 2013, o papa Francisco ter reconhecido as suas “virtudes heróicas”.
“A beatificação exige duas coisas: o reconhecimento das virtudes heróicas, que já foi feito, e depois que haja um milagre a confirmar, digamos o dedo de Deus a confirmar o reconhecimento que por parte das instituições da igreja foi feita às virtudes heróicas, esse processo está em Roma para reconhecimento do milagre, esperamos a toda a hora que nos chegue a notícia que ele foi reconhecido, e temos as condições para marcar a beatificação de D. João Oliveira Matos na nossa diocese, porque a beatificação é sempre feita nas dioceses com a presença de um representante do Papa”.
D. Manuel Rocha Felício enaltece as virtudes de D. João Oliveira Matos que foi bispo auxiliar da diocese da Guarda durante 39 anos, de 1923 a 1962 “em tempos em que os bispos residenciais não tinham esta presença junto das populações que ele teve, passava semanas por aí nas terras, nos arciprestados, nas paróquias, é um homem que tem um perfil de proximidade único e que se notabilizou por esta causa de entrega à comunidade”. »
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...