Avançar para o conteúdo principal

Encontro "Da quaresma para a Páscoa"

 No dia 23 de março, no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos, tivemos uma tarde muito importante, que enriqueceu o nosso percurso quaresmal e permitiu uma entrada mais consciente na chamada Semana Maior e na posterior vivência da Páscoa. 

Iniciámos com uma catequese preparada pelo Reverendo Padre Manuel Igreja Dinis, assistente da Liga dos Servos, sobre os Sacramentos do encontro com Deus: conceito, número, grupos, importância, finalidade e atualidade. 

Ao longo do texto, estão explícitas as dificuldades dos cristãos em aceitar as regras e as exigências da Igreja em relação à preparação, receção e até à validade dos mesmos, pois muitas pessoas ainda não compreenderam que nos sacramentos se celebra e vive um encontro real com o Deus de Amor, e esse Amor requer sinais. Esses sinais/gestos admiráveis e concretos estão relatados nos Evangelhos que transcrevemos: Anúncio de Vida Nova (Jo 9), perdão e reconciliação (Lc 5,17-26), solidariedade com os doentes curando-os (Mc 1,41; 6,13; 16,17), bodas de Caná (Jo 2,1-12), Última Ceia (Lc 22,7-20). 

Houve momentos de interação e partilha relativamente ao tema em estudo. Seguiu-se a Adoração Eucarística. A Carta de S. Paulo aos Romanos e os comentários do venerável sr. D. João de Oliveira Matos foram os textos base. Foi possível privilegiar o silêncio orante e contemplativo e a oração pessoal com Jesus Cristo. 


O terceiro momento foi a celebração da Missa Vespertina de Ramos pelo nosso bispo, o sr. D. Manuel Felício. Na homilia, remeteu-nos para a etapa final da Quaresma e, no relato da Paixão, realçou o modo como Jesus foi abandonado e traído pelos discípulos e autoridades, e acompanhado e seguido por Sua Mãe, pelas mulheres de Jerusalém, pelo discípulo amado e por José de Arimateia. 

Com a participação dos paroquianos de Gonçalbocas e Arrifana, a celebração ficou mais enriquecida. Esta vinda terá repercussão amanhã, quando na celebração da palavra, nestas duas paróquias, as pessoas que não puderam participar hoje e assistirão amanhã à celebração (da palavra) lhes seja entregue o ramo de oliveira benzido, uma vez que, por motivos de saúde, o pároco não poderá estar presente.

 Agradecemos a presença do nosso Bispo, o esforço do Senhor Padre Manuel na preparação da catequese, e às Irmãs do Outeiro pelo trabalho que tiveram para que tudo decorresse bem e nada faltasse. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad