Avançar para o conteúdo principal

Conferência P. Manuel Martins de Almeida, Oração de vésperas (Sé catedral), e às 18.00 horas - Eucaristia , P. Manuel Pereira de Matos

 Hoje, dia 14 de janeiro 2024, a Liga dos Servos de Jesus servas internas e servos externos, amigos, simpatizantes e  paroquianos encheram o salão paroquial para assistir a Conferência do rev padre José Manuel Martins de Almeida sobre a atualidade da mensagem, carisma do Senhor D João e o contributo para a Igreja nos dias de hoje.


1. A introdução esteve  a cargo do senhor cónego Alfredo Neves que segundo ele, dum modo simples, as paróquias quiseram agradecer ao Senhor D João de Oliveira Matos a Fundação da Liga, á  Liga dos Servos de Jesus a sua importante ação na diocese e nas paróquias de ( Sé e S. Vicente) referindo alguns exemplos: Casa de Santa Luzia, Cozinha Económica, Centro Social, Colégio de S. José, Paço, Seminário, entre outros.
Agradeceu a ação dos Servos externos muitos deles sempre prontos a colaborar .
2. Seguiu-se o desenvolvimento da temática 
O Senhor padre Martins começou por clarificar alguns conceitos e explicitou que mensagem é diferente de carisma ainda que não  possam desligar-se. Dum modo simples afirmou que o Carisma é o ADN duma obra.
Fez a analogia entre um foco e a luz afirmando que o Senhor D João fez incidir a luz  do seu foco no sentido exato para entender melhor as realidades do seu tempo que ,tal como hoje, eram complicadas quer no aspeto social ,quer político e portanto o seu lema É PRECISO QUE JESUS REINE tinha de divulgado Com o apurado coração de pastor zeloso deu conta das necessidades Deu ainda conta  que Jesus  não  tinha oportunidade de implantar o Seu Reino mas que seria impossível fazer um trabalho pastoral sério sozinho .Nas suas visitas pastorais encontrou almas de grande valor humano, moral e espiritual o que tornou possível concretizar o seu grande objetivo. Teve a certeza que havia urgência e necessidade de ter Jesus mais presente na vida dos Homens e não o fez só pois conseguiu arranjar pessoas que se disponibilizaram para o trabalho conjunto. Segundo o conferencista o carisma não acrescenta nada ao evangelho nas há um novo modo de fazer, iluminar e transformar as realidades humanas e animar a vida da Igreja. Daqui fez uma reflexão ao próprio nome: "Liga dos Servos de Jesus". Servo aquele que, com liberdade, vive e está ao serviço do Reino de Deus, dá a vida, os talentos e interiormente se disponibiliza para se sentir útil no Reino de Jesus. Os servos de Jesus são leigos, devem viver no mundo, ser simples , humilde, fazer tudo por amor a Deus contribuir para a construção dum Mundo Novo ,centrados na Palavra de Deus, e na Eucaristia. O Senhor D. João em 1912 centrava a sua ação na Palavra de Deus apesar de, nesse tempo, a Bíblia ser quase proibida.
Nos tempos que correm temos necessidade de voltar a espiritualidade da Liga talvez com uma nova metodologia .
Reafirmou que a Liga serve para reunir todos os que querem ser servos, é um suporte humano e espiritual é quem une e reúne, dá testemunho, quem guarda algum fermento e põe o sal que e inevitável para que tudo tenha sabor.
 Assim sendo podemos ter a certeza que a mensagem e carisma do Senhor D. João são importantíssimos e atuais na Igreja de hoje.
Terminada a exposição seguiu - se a fase de algumas perguntas e respostas.
O momento de pausa passou por um salutar convívio á volta de umas mesas bem compostas com iguarias e bebidas quentes e frias para proporcionar a salutar confraternização .
Após esta pausa quem pôde dirigiu - se á Sé Catedral  para, sob orientação do cónego Alfredo e colaboração do Ciro da Sé rezarmos a oração de Vésperas.
A Eucaristia foi presidida pelo Senhor cónego dr. Manuel Matos, vigário geral da diocese.
Agradecemos muito aos párocos está iniciativa e queira Deus que outras surjam para bem do Reino de Cristo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...